É o Intel Core i9-13900K, mas melhorado: o Intel Core i9-13900KS foi anunciado como o topo de linha dos processadores Intel Core e com o grande destaque de atingir uns fenomenais 6.0GHz, diretamente da caixa.

É um boost de 200MHz por comparação ao Intel Core i9-13900K, conseguido pela utilização dos estritamente melhores materiais disponíveis e também de um ligeiro aumento da TDP base que sobe de 125W para 150W enquanto o máximo sobe para 320W via perfil Extreme Power Delivery, pelo que se aqueles 200MHz forem realmente importantes para vós, vão pagá-los bem em consumos energéticos.

É curioso que estes 6.0Hz não são atingidos por todos os núcleos durante um período de tempo alargado. A Intel demonstrou o processador em ação e podemos ver a frequência a ser atingida em apenas alguns dos núcleos de performance. Isto permite à Intel clamar o sucesso e parece que não será necessário nada de especial em termos de hardware para lá chegar, desde que tenhamos um bom sistema de refrigeração líquida.

Mas não significa claramente que um qualquer setup possa atingir estas velocidades em qualquer momento, ainda que o potencial para lá chegarmos sem overclocking seja soberbo. Claro que isto é apenas a ponta da história toda. Aumentar o limite máximo da frequência do processador pode fazer maravilhas por toda a curva de performance nos perfis menos extremos de funcionamento, e permitirá uma melhoria geral de desempenho em cenários típicos.

Só há uma coisa que pode potencialmente chover na festa da Intel e é o lançamento próximo dos AMD Ryzen 7000 X3D.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here