O Lenovo Z5 foi a estrela do dia de hoje, ainda que não totalmente por boas razões, mas a Lenovo lançou ainda os Lenovo K5 Note e Lenovo A5 para o segmento budget no que acabou por ser um evento que marcou o renovar muito aguardado do seu portefólio. Ambos os dispositivos mostram bem que qualquer smartphone pode ser justamente apreciado pelo que é, quando não há exagero infundado das suas capacidades.
Começando pelo Lenovo K5 Note, é digno de nota que este refresh era aguardado há um ano, já que o original remonta a 2016 e a nova versão é claramente mais moderna e apelativa, com um um chip moderno e um design mais contemporâneo.
O corpo é reminiscente do design tão em voga nas marcas Chinesas, com um módulo fotográfico encostado ao topo superior esquerdo e recortes para as antenas que serão potencialmente cosméticos. O dispositivo inclui um muito moderno Snapdragon 450 que oferece amplas vantagens sobre o Helio P10 original, se não totalmente em performance bruta, pelo menos em capacidades gráficas e conectividade. O processador será aqui coadjuvado por 3 ou 4GB de RAM e 32 ou 64GB de armazenamento interno. À frente, o equipamento está irreconhecível, com um ecrã de 6 polegadas 18:9 que, curiosamente, abdica do FHD para possuir uma resolução de 720×1440 pixéis, o que dará ao chip alguma capacidade de processamento extra.
Quanto às câmaras, a Lenovo juntou-se à moda do chavão da inteligência artificial para incrementar a qualidade fotográfica das duas câmaras principais do Lenovo K5 Note, uma de 16MP f/2.0 emparelhada com uma câmara de 2MP f/2.4, enquanto a câmara frontal é de 8MP com abertura de f/2.0.
Finalmente, a bateria é extremamente interessante, com 3,760mAh e o smartphone corre o Android 8.1 Oreo com a skin ZUI 4.0. Segundo a Lenovo, a nova UI oferece diversas optimizações a nível da gestão do dispositivo, o que lhe permitirá manter alguma estabilidade sem o conhecido abrandar dos dispositivos Android.
Passando para o Lenovo A5, a opção da Lenovo foi pelo quad-core MediaTek MT6739, um chip pensado para ecrãs 18:9 e que promete tornar-se bastante frequente nos segmentos mais budget. As especificações são também aqui relativamente generosas com 3GB de RAM e um máximo de 32GB de armazenamento interno expansível.
O ecrã apresenta resolução HD+ e 5.45 polegadas de diagonal, enquanto na traseira encontramos uma câmara de 13MP com abertura f/2.2. A câmara frontal é de 8MP com abertura f/2.2 e o último destaque para o Lenovo A5 vai para a bateria de 4,000mAh.
Diferença fundamental entre os dois equipamentos é que o Lenovo A5 ainda corre a ZUI 3.9 baseada ainda assim no Android Oreo.