Faz 50 anos que a Mazda introduziu o motor rotativo (Wankel) no mercado, através do Cosmo Sport, aquele lindo coupé que marcou uma época graças à sua mecânica e tecnologia inovadora que permitiram conquistar os verdadeiros amantes de automóveis.
O Cosmo Sport foi o pioneiro no motor rotativo, permitindo credibilizar esta mecânica para transmitir o ADN a modelos posteriores, como o RX-7 e o RX-8.
Conhecido também como 110S, o Cosmo Sport foi também o primeiro carro desportivo da marca japonesa, produzido em apenas 1.176 unidades, numa época em que o foco de produção da Mazda eram apenas veículos pesados e de pequenas dimensões.
O Wankel que equipava o Cosmo Sport era um bi-rotor com 982 cmᵌ que debitava uns interessantes 110cv e 130,5Nm, fazendo os 0-100km/h nuns escassos 8,9 segundos e atingindo uma velocidade máxima de 185km/h, resultados bastante impressionantes para um modelo da década de 60.
O Wankel é muito apreciado por ser um motor de baixa cilindrada capaz de gerar muita potência, mas para combinar este reportório com a sua fiabilidade, foi necessário ultrapassar inúmeros desafios. Exemplo disso foi a participação nas 84 Horas Marathon de la Route na pista de Nürburgring, onde a Mazda participou com dois exemplares.
Várias foram as empresas e fabricantes automóveis que tentaram desenvolver a tecnologia do motor rotativo, mas só a Mazda saiu bem-sucedida.
Em competição, a Mazda e o seu motor rotativo já fizeram alguns brilharetes, nomeadamente com os modelo RX-7 e 787B. O RX-7 dominou na década de 80 o reconhecido Campeonato IMSA, enquanto o Mazda 787B, com o Wankel de quatro rotores e 2.600 cmᵌ que debitavam uns satânicos 710 cv, permitiram a vitória das 24 horas de Le Mans de 1991, a mítica corrida francesa de endurance. Esta vitória histórica permitiu à Mazda ser a primeira construtora asiática a vencer aquela competição.
A Mazda ainda hoje mantém este espírito inovador, não tendo receio dos obstáculos que se cruzam no seu caminho, continuando assim a desenvolver fatores diferenciadores como a tecnologia SKYACTIV: tecnologia focada no ser humano, através do melhoramento do motor, transmissão, carroçaria e chassis, que a marca japonesa considera ser um excelente fator diferenciador da concorrência.
A possibilidade do reaparecimento dos motores rotativos não está excluída. No entanto devido ao crescimento dos carros elétricos, resta saber se esta tecnologia vai fundir-se à Mazda na construção de novos conceitos.