A Mediatek está numa altura de elevada atividade e, aproveitando o momento em que se vê com uma crescente fatia de marcado, anunciou hoje o seu novo processador de segmento premium, o Dimensity 1300 fabricado em 6nm e com 8 núcleos.

Ao contrário do que acontece nos melhores entre os melhores, o MediaTek Dimensity 1300 não tem nenhum “super núcleo”, contando com uma arquitetura mais clássica com 4 núcleos Cortex A55 e 4 Cortex A78, dos quais um Ultra a 3.0GHz. O chip é fabricado pela TSMC em 6nm e conta com GPU Mali-G77 MC9, podendo ser emparelhado com até 16GB de RAN LPDDR4X e memórias UFS 3.1.

Um SoC que quer deixar marca, o MediaTek Dimensity 1300 traz um conjunto de especificações que incluem as mais recentes tecnologias mobile, como um iSP capaz de capturar vídeo 4K HDR e compatível com câmaras até 200MP. Ainda assim, não esperem ecrãs QHD, porque o Dimensity 1300 suporta apenas FHD a 168Hz.

As câmaras encontram-se, de qualquer modo, recheadas de funcionalidades incrementadas por IA, como um modo de vídeo 4K que recorre a 3 exposições em simultâneo para aumentar a gama dinâmica por comparação a um vídeo 4K normal. Há também inúmeras melhorias ao nível do vídeo, como codificação AV1 e re-sampling SDR para HDR na reprodução de vídeos, aumentando todo o nível da experiência multimédia.

Para já ainda não existem marcas a confirmar a utilização do chip cujos rumores apontam para o OnePlus Nord 3. Ao longo dos próximos dias certamente saberemos mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui