A MediaTek está em força no mercado dos processadores com modems de conectividade 5G, procurando aproveitar a emergência desta tecnologia para se relançar com um verdadeiro player em todos os segmentos de mercado. E, precisamente abaixo do Dimensity 800, a MediaTek lançou hoje o Dimensity 720 5G, um octa-core pensado para a gama média e que poderá enfrentar de frente o Snapdragon 690.

O MediaTek Dimensity é fabricado num processo litográfico de 7nm e compreender dois núcleos Cortex A76 a 2GHz, enquanto os restantes seis núcleos deverão ser os típicos Cortex A55, embora sem confirmação. A GPU de serviço é a ARM Mali G57, enquanto teremos compatibilidade com até 12GB de RAM LPDDR4X e memórias UFS 2.2.. Os ecrãs poderão ter HDR10+ com suporte para Dynamic Range Remaping e taxas de atualização até 90Hz.

Do lado das câmaras, o MediaTek Dimensity 720 não é nenhum colosso, mas suporta do melhor que encontramos hoje em dia na gama média, nomeadamente uma câmara principal de 64MP, ou duas câmaras de 20 + 16MP, sabendo nós que as marcas conseguirão encaixar aqui umas três ou quatro câmaras, senão umas vinte ou trinta, certo?

Como seria de esperar, o Dimensity 720 inclui inúmeros truques de inteligência artificial para melhorar a performance das câmaras e do smartphone no geral. Uma das suas implementações é o Voice Wakeup que permite ativar os assistentes virtuais que estão sempre em segundo plano, minimizando o consumo de energia.

Bom, e o ponto principal deste chip é a rede 5G! Talvez me esqueça um pouco destes detalhes, já que parece que por cá não será um tema relevante durante o próximo ano, mas espero estar enganado. Portanto, o Dimensity 720 é compatível com todas as bandas globais sub-6GHz e suporta também modos dual SIM 4G/5G, e inclui tecnologia UltraSave que recorre à análise da rede e do conteúdo para gerir o funcionamento do modem e maximizar a eficiência energética da ligação.

Ora não sabemos quando surgirão os primeiros smartphones com este chip. Em toda a probabilidade será daqui a vários meses, contudo a TENAA já certificou o suposto IQOO U1 5G, uma versão 5G do nosso já conhecido U1 que chega com o Snapdragon 720G. Ora, esta nova iteração 5G será munida de um chip a 2.0GHz ainda desconhecido, mas que bate certo com o Dimensity 720.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui