Olhem, as coisas são como são: já não há muito a reinventar nas gamas budget dos smartphones, mas a IQOO certamente está a tentar. A marca é recente, mas tem-se tornado um nome procurado por quem procura smartphones de excelente relação qualidade-preço, área que algumas marcas tradicionais deixaram para trás. Não são só aquelas letras gOOrdas do nome, que inspiram fartura, ou a fonética que lembra “IQ” para nos dizer “olhem, são mesmo inteligentes se comprarem um dos nossos smartphones”. Não: alguns dos seus equipamentos são realmente interessantes.

Tomem como exemplo o IQOO U1 agora anunciado. A rede 5G recebe todas as atenções hoje em dia, mas cá por Portugal as prioridades são, justamente, outras. E, enquanto alguns malucos andam por aí a queimar antenas 5G porque não percebem um chavo do que estão a fazer, a verdade é que a tecnologia 4G ainda tem muito para dar e, se removermos da equação os processadores 5G mais caros, conseguimos produtos muito apetecíveis.

O IQOO U1 tem um preço mínimo perto dos €150, mas não devem encontrá-lo por esse preço. Não num país como este que vos mete logo IVA e ainda acrescenta a margem de lucro de uns e outros. Mas, se este preço fosse por acaso final, seria impressionante para um smartphone que mobiliza um Snapdragon 720G afinado para jogos, com 6 ou 8GB de RAM LPDDR4X e um máximo de 128GB de armazenamento UFS 2.1.

O ecrã é LCD. Perdoa-se por este preço. Apresenta 6.53 polegadas de diagonal com resolução FHD+, e uma câmara frontal de 8MP numa perfuração.

O departamento das câmaras é realmente a grande concessão no preço, sendo perfeitamente típico para esta gama de preço e mostra-nos bem o segmento de preço em que nos encontramos: na face traseira encontramos uma câmara principal de 48MP, uma câmara de retrato de 2MP e um sensor macro de 2MP. Porque é que não temos simplesmente o mesmo sensor a fazer a mesma coisa? potencialmente porque é necessário aumentar o número de câmaras para contentar alguém no departamento de marketing.

Por último, uma bateria de 4500mAh pode ser carregada a 18W, e o IQOO U1 chega já com Android 10.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui