A MediaTek apresentou no India Mobile Congress o novo MT6739, um quad-core modesto e pensado para a gama baixa, mas que introduz alguma modernidade ao ser pensado para este novo mercado onde os ecrãs 18:9 são a norma e as redes 4G são cada vez mais importantes.
O caso da Índia é muito específico. O país tem vivido uma expansão tecnológica impressionante, em muitos casos passando de redes 2G antiquadas para redes de nova geração sem passar por passos intermédios. A curto prazo, as telecomunicações na Índia serão feitas com infraestruturas modernas e altamente capazes, tornando-se necessária uma abordagem completamente nova aos equipamentos de gama de entrada. Colocado de outro modo, com uma rede fundamentalmente 4G para os próximos anos, a ausência de compatibilidade com esta tecnologia matará qualquer handset.
Com quatro núcleos Cortex-A53 e uma gráfica PowerVR GE8100, o MT6739 é decididamente budget, colocando-se na área de mercado do Snapdragon 425. No entanto oferece fortes apostas na rede 4G, com capacidade Dual SIM Dual Standby, com ambos os cartões em 4G concomitantemente e dualVoLTE.
Será quase impossível vermos este processador em qualquer equipamento acima dos €100, já que as restantes especificações são limitadas: um máximo de 3GB de RAM, e um máximo de 13MP para as câmaras. Também só suportará ecrãs até um máximo de HD+, o que lhe dará a capacidade à justa para ecrãs full screen low cost.
Será ainda assim uma boa capacidade para um preço contido numa altura em que muitos fabricantes procuram fazer dispositivos de gama baixa com ecrãs full view e recorrem a chips pouco optimizados.