A MediaTek revelou o seu processador Helio P60, um chipset de gama média que irá desafiar o Helio X30. E é evidente que tem um hardware para acelerar as tarefas de AI, o núcleo NeuroPilot.
O P60 é construído com o processo FF de 12nm da TSMC, em vez de 10nm FF + como o X30. Possui quatro núcleos Cortex-A73 clocked a 2.0GHz e quatro núcleos A53 também a 2.0Ghz. Este é um enorme salto no desempenho em comparação com os chipsests anteriores da série P, a MediaTek promete um enorme impulso de 70% em relação ao P30.
O GPU é 70% mais rápido do que o antecessor, é um MP3 Mali-G72. Isto não irá elevar as expectativas dos topos de gama, por exemplo o Kirin 970 tem 12 núcleos, mas ainda é uma melhoria tangível em relação ao que veio antes.
O NeuroPilot irá lidar com as tarefas de AI através da API de redes de Neurais Android padrão com desempenho “líder da classe”, embora não possamos ter um ponto de referência aqui. Também no chipset há três ISPs, que podem manipular uma configuração de câmara dupla enquanto usam 18% menos de energia. Combinadas com o acelerador Ai, as aplicações da câmara podem fazer melhorias e sobreposições em tempo real.
Graças ao processo de 12nm, o Helio P60 ainda é o chipset da série P mais eficiente da MediaTek. Em comparação com o P23, este usa 12% menos energia. Este número vai até 25% para os jogos mais exigentes.
O chipset suporta ecrãs de 1080p com relação de aspecto até 20: 9. Para a memória, este pode usar armazenamento UFS 2.1 e até 8GB LPDDR4x RAM (1.800MHz). O modem LTE suporta o Cat. 7 velocidades de downlink e Cat. 13 velocidades de upload e funcionalidade dual-SIM.
O MediaTek Helio P60 estará disponível globalmente no início do segundo trimestre deste ano.