Quando se trata de motores de procura, o Bing ainda está à sombra do Google. Mas a Microsoft diz que um terço das procuras no desktop dos EUA são realizadas no seu produto. Agora, a empresa está a melhorar o Bing, bem como a Cortana e o Office 365, adicionando algumas funcionalidades novas equipadas com AI.
Num evento com o tema AI em São Francisco, a Microsoft revelou as novas funcionalidades de Intelligent Search, Intelligent Image Search e Conversational Search do Bing.
Ao procurar determinados tópicos, o Bing agora irá mostrar vários pontos de vista de diferentes fontes. E graças a uma parceria com o Reddit, alguns dos resultados podem ser de publicações do site.
A Intelligent Image Search, como o nome sugere, permite que as pessoas procurem algo dentro de uma imagem. Usando uma fotografia de alguém a usar um determinado vestido ou peça de joalharia, poderá procurar esse item em particular ao pressionar o botão “Pesquisar dentro da imagem”.
A Microsoft também mostrou o seu “Perspective Engine”, que pode fornecer contexto para certas respostas. Perguntar o tamanho de um país irá mostrar a resposta em quilómetros quadrados, mas também pode acrescentar que é do mesmo tamanho do Texas. E descobrir a contagem de calorias de certos alimentos também pode revelar quanto tempo demoraria a queimá-las.
A Cortana também está a receber novidades AI. O assistente digital será capaz de verificar os seus emails de Outlook, Gmail e outros, e fornecer um resumo dos que acha que são mais importantes. O “skill chaining” da Microsoft irá oferecer sugestões com base em certas acções.
Até o Office 365 está a receber uma infusão extra de AI. A Microsoft mostrou uma preview do Office Insights, que usa a machine learning para analisar folhas do Excel e sugerir gráficos ou tabelas dinâmicas com base nos dados. Há também a ferramenta Word Acronyms que ajuda as pessoas a perceber as siglas comuns usadas nos seus locais de trabalho, onde pode pesquisar documentos para encontrar gráficos apropriados.