A não ser que a vossa profissão vos obrigue a ficar no local de trabalho presencialmente, ou a vossa empresa seja particularmente antiquada e nesse caso que tal começarem a procurar alternativas, o teletrabalho nas suas mais diversas formas é, hoje em dia, cada vez mais importante para captar talento e aumentar a produtividade dos colaboradores em qualquer lado. Para potenciar estes novos estilos de trabalho híbridos, a Microsoft anunciou agora uma legião de novas ferramentas para o Windows 11, de forma a permitir mobilizar o “trabalhar em qualquer local”, mesmo com computadores pessoais a acederem seguramente aos serviços das nossas empresas.

Mudar entre o desktop e o PC na nuvem será tão fácil quanto navegar entre aplicações no computador

Central a toda esta nova quantidade de funcionalidades, é o Windows 365, um sistema operativo na nuvem anunciado em 2021 e ao qual podemos aceder em qualquer local. Agora é possível tratá-lo como uma app, um desktop virtual, ou mesmo arrancar o portátil diretamente para o Windows 365. Trabalha mesmo offline, permitindo-nos sincronizar os dados da próxima vez que nos ligarmos. As suas funcionalidades permitem a qualquer computador aceder a um computador virtual de trabalho para utilização das ferramentas da empresa, independentemente da nossa localização.

Teams recebe novas funcionalidades

Para as videoconferências, e embora algumas marcas já incluam esta funcionalidade, a Microsoft melhorou o Teams com desfoque do plano de fundo e cancelamento de ruído de fundo, tornando as videoconferências melhores, mais privadas e mais profissionais. Há também o contacto visual que ajusta o local para onde os nossos olhos estão a olhar, durante a conferência, já que hoje ninguém parece estar a olhar para o sítio certo.

A Microsoft está mesmo a trabalhar em legendas em tempo real, permitindo que aqueles com problemas auditivos possam acompanhar mais facilmente as reuniões.

Os separadores chegam ao File Explorer!

Por acidente ou não, já devem ter descoberto que podem escrever um endereço no File Explorer e abrir o site no Edge. Os dois programas têm diversas pontes entre si, mas funcionam de maneira muito diferente, mesmo naquilo que poderia ser igual nos dois.

Um dos verdadeiros símbolos da revolução facilitadora do Windows para navegarmos no nosso computador, o File Explorer não tinha, até agora, tabs como as que encontramos em qualquer browser. Passa a tê-las, o que nos permite ter em destaque acessos rápidos a diretórios e ficheiros dentro da mesma janela principal.

De particular importância para alguém que tem de quase todos os dias encontrar emails e ficheiros com meses e anos no computador de trabalho, a minha parte favorita das novas funcionalidades é… os favoritos. Passa a ser possível marcar pastas e ficheiros como favoritos, de forma a aparecerem na página principal do explorador, para um acesso muito mais rápido.

E muito mais

As apostas da Microsoft não se ficam apenas pelas capacidades ao acesso dos utilizadores. Há sim melhorias também ao nível da gestão dos sistemas por via remota, oferecendo aos profissionais de TI mais ferramentas e mais seguras para intervirem a nível remoto sem dependência de terceiros.

Existem de facto inúmeras melhorias colocadas agora em cima da mesa pela Microsoft e se quiserem conhecer todas em detalhe, podem visitar este link para se colocarem a par.

https://youtu.be/0vsh1KZ1yws

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui