Numa notícia que é extremamente estranha pelo timing com que surge, existem agora indicações de que a Microsoft terá cancelado a HoloLens 3, fazendo cair por terra as esperanças de ver frutos no seu investimento no Metaverso.
Seria de esperar que a Microsoft investisse mais precisamente nesta altura, mas o caminho inverso foi seguido. Segundo o Business Insider (acesso pago), a Microsoft terá assinado uma parceria com a Samsung para o desenvolvimento de um dispositivo de realidade mista. O resultado parece ter sido bastante entrópico para a estrutura da Microsoft, com elementos da sua equipa de realidade virtual/mista/aumentada a considerarem o futuro incerto, mudando-se para concorrentes como a Meta, por entre quezílias internas e discordâncias.
No entanto, falando ao Business insider, a Microsoft negou o fim da Hololens 3 e declarou que o programa se mantém fundamental para a empresa na área dos conteúdos nas nova realidades.
Já vimos isto antes
Ainda existiam smartphones Lumia planeados e a chegar ao mercado e já diziam os rumores que a Microsoft tinha desistido do seu desenvolvimento, o que se viria a verificar como correto. No caso dos Lumia, a marca nunca chegou a fazer mais do que suaves declarações em sentido contrário, sem colocar investimento e desenvolvimento na equação.
Por isso, ao olharmos para a declaração da Microsoft, não é claro que exista uma tácita negação de que a HoloLens 3 esteja morta. Antes há uma confirmação que o projecto continua, o que a par com a parceria com a Samsung pode significar que a Microsoft se vai concentrar naquele que tem sido o seu core business nos últimos anos: o software. Se assim for, talvez tudo acabe por resultar de forma ainda melhor para a Microsoft, os seus stake holders e para todo o Metaverso. A Microsoft já mostrou que sabe prosperar e criar valor acrescentado quando se concentra num tema e se desfaz do que considera meramente acessório.