A gama Microsoft Lumia está morta, longa vida ao Surface Phone! Herdados da aquisição da divisão móvel da Nokia, os Lumia eram uma espécie de patinho feio na Microsoft e o gigante de Redmond nunca pareceu realmente querer levar a gama para a frente. Mas os tumores nunca pararam sobre um reboot na forma do Surface Phone que, de mito, passou a possibilidade, agora que a Microsoft o revelou acidentalmente.
“Acidentalmente”, claro. O erro aconteceu na rede social Chinesa Bilibili, quando alguém colocou online um vídeo com dois novos Surface Phone, nomes de código Slavonia e Peking, juntamente com uma descrição bem detalhada. O vídeo foi entretanto apagado, mas na Internet nada fica apagado por muito tempo.
Da descrição do vídeo, os Surface Phone Peking e Surface Phone Slavonia serão computadores de bolso, com Windows 10 e muito provavelmente o Snapdragon 835 a bordo, com o que poderão agir como computadores regulares.
Ainda a referir a Surface Pen, para invocar apps e levar trabalho a cabo no ecrã, com o que o Surface Phone poderá ser um Windows Phone, um tablet e um computador. A nova Surface Pen está já disponível no mercado, pelo que o futuro Surface Phone poderá estar mais perto do que imaginamos.
No entanto, ninguém conseguiu apanhar um print do vídeo que mostrasse alguma imagem do Surface Phone, de modo que podemos apenas especular. Satya Nadella já falou no que seria o smartphone “definitivo”, que poderá adoptar uma filosofia de desenho do Surface Pro, e diversas patentes da Microsoft têm mostrado smartphones dobráveis que poderão transformar-se em tablets.
O mercado do Windows Phone é, actualmente, residual, mas a capacidade do Snapdragon 835 para correr um Windows 10 completo, com compatibilidade com software legacy x32, pode mudar os ventos dos consumidores empresariais.
[…] a Junho de 2017 poderemos ver que a ideia anda a germinar há algum tempo. Por então, alguém colocou online um vídeo prontamente retirado que mostrava dois dispositivos, o Slavonia e o Peking, com um teclado […]