O notch é inescapável. Gostemos ou não, o notch estará presente numa boa parte dos smartphones Android, depois de uma recepção nada consensual no iPhone X. O futuro Xiaomi Redmi Note 5 Pro não terá o notch mas, em compensação, a primeira imagem da sua traseira, revelada hoje com a sua oficialização, mostra uma disposição claramente iPhone X das câmaras fotográficas.
Por nenhuma razão que não o look iPhone X, muitas marcas parecem estar a adoptar esta disposição das câmaras principais, mostrando que a Apple não está a atravessar o seu melhor momento, mas continua a ser uma referência. Nos seu novo dispositivo hoje oficializado, a Xiaomi pode, no entanto, ter motivos muito mais práticos!
Xiaomi Redmi Note 5 Pro surpreendente
O Xiaomi Redmi Note 5 Pro é o primeiro Redmi com ecrã 18:9 e duas câmaras principais, nomeadamente uma de 12MP da Sony e uma de 5MP da Samsung. Entretanto, a frente inclui uma câmara selfie de 20MP com flash LED e ainda reconhecimento facial via inteligência artificial.
O equipamento é muito interessante e inclui o óbvio ecrã 18:9 FHD+ de 5.99 polegadas, além da honra de ser o primeiro smartphone no mundo com o Qualcomm Snapdragon 636, um octa-core evoluído do Snapdragon 630. Além deste predicado muito interessante, encontramos a bordo 6GB de RAM e 64GB de armazenamento interno. Uma variante mais modesta inclui 4GB de RAM.
Xiaomi Redmi Note 5 apetecível
Uma versão mais modesta do Pro, o Xiaomi Redmi Note 5 é igualmente interessante, ainda que possuam um mais modesto Snapdragon 625 e somente uma câmara principal de 12MP, enquanto a câmara frontal passa para 8MP.
O ecrã, esse, continua a ser de 5.99 polegadas com resolução FHD+, enquanto a memória disponível é de 3 ou 4GB de RAM e 32GB de armazenamento interno. Algumas das funcionalidades mais importantes do Redmi Note 5 Pro estão fora, como o reconhecimento facial, mas com um preço que não chegará aos €200, o Redmi Note 5 oferece uma performance muito interessante com um chip ainda de capacidade razoável, se bem que algo obsoleto já.
O que penso disto
É infelizmente pena que assistamos hoje em dia a designs derivativos que vão atrás da Apple, mesmo que seja atrás de um equipamento bastante criticado por diversos motivos. No entanto, penso pessoalmente que existem motivos muito práticos para este alinhamento das câmaras: como as deslocamos para a margem esquerda, em modo paisagem estas câmaras passam a estar junto da parte superior do smartphone.
Aqui será mais difícil colocar os dedos à frente das lentes durante uma fotografia, enquanto podemos facilmente apoiar os dedos na traseira do smartphone para o agarrarmos com maior segurança. Com esta justificação não posso desculpar design de imitação, mas as razões práticas que possam beneficiar o consumidor devem ser acolhidas com receptividade. Ambos os dispositivos agora revelados são muito interessantes agressivos no seu hardware, pelo que não será a disposição das câmaras a deter quem os quiser comprar.
Infelizmente, a Xiaomi não detalhou exactamente quando poderemos começar a comprar os dois Redmi Note 5.