Se no vosso lar são como eu, é provável que estejam com o smartphone por perto. Sentados na sala de jantar, a frase proferida ontem foi “adoro o meu telemóvel, faço lá tudo e nunca mais precisei de computador”. É verdade, os telemóveis concentram hoje tudo, do laser, ao trabalho, incluindo nisto hábitos de exercício, compromissos de trabalho, pesquisa académica, jogos, redes sociais. Isto significa que cada vez mais somos dependentes destes dispositivos e nem sempre temos com eles os hábitos mais saudáveis.
Será bem pior no Natal, momento em que muitos de nós terão novos smartphones, com efeito viciante desmultiplicado. A Neffos, marca de smartphones da renomada TP-Link quer que tenhamos hábitos mais saudáveis com o nosso smartphone e partilha os cinco seguintes. Eu reprovo logo no ponto 1 e daí para a frente é uma hecatombe, mas eu sou um caso perdido. Para vocês ainda haverá esperança:
- Problemas de sono ou fatiga ocular. Durante uma hora depois de acordar, não é conveniente ver emails, mensagens de SMS ou posts de redes sociais – a não ser que seja absolutamente inevitável. E uma hora antes de deitar, convém desligar todos os dispositivos como portátil e tablet para deixar que os olhos descansem da luz dos ecrãs. Ler um livro, escrever ou passear são atividades que ajudam a desligar a mente das atividades quotidianas e a melhorar a qualidade do sono. Para isso, é ainda recomendável ativar o modo noturno ou modo de avião no smartphone para que este não receba notificações durante a noite e para que o utilizador consiga relaxar e descansar.
- Vida social sem telemóvel. O filme Perfeitos Desconhecidos fez deste cenário algo popular, mas a verdade é que é uma prática comum em reuniões de amigos. Coloque todos os telemóveis no centro da mesa. Quem pegar no equipamento primeiro, paga a conta. É um detalhe que permite que nos concentremos no momento e nos nossos amigos, com quem partilhamos boas conversas e horas divertidas.
- Nova localização para o dispositivo. O ideal é estabelecer um lugar permanente para o smartphone, à vista e ao alcance, mas que impeça que ande sempre com ele por perto. Esta medida reduz a sensação de dependência, assim como a necessidade de verificar periodicamente o equipamento.
- Personalize as notificações. Estabelecer um som diferente para cada tipo de mensagem permite definir diferentes urgências. Com esta ação, é possível diferenciar temas de trabalho de pessoais ou destacar assuntos urgentes, e evitar assim a necessidade de verificar o ecrã a cada notificação nova.
- Meditação. Para evitar o tecnostress que afeta tantos utilizadores, convém esvaziar a mente e relaxar de vez em quando. Descontrair, respirar, ouvir música tranquila e estabelecer uma ligação entre o corpo e a mente é uma prática saudável que nos ajuda a centrarmo-nos no momento e lugar onde estamos. Além disso, criar uma rotina com este exercício liberta a tensão que acumulamos durante o dia.