A inteligência artificial está em voga, e desdobram-se as possibilidades que esta tecnologia abre, umas vezes de forma mais hiperbolizada, outras de forma bastante prática. E precisamente neste sentido está uma curiosa funcionalidade com que a Goole quer aumentar a popularidade da sua plataforma Meet.
Refiro-me especificamente à integração do Duet AI no Meet, em jeito de secretário virtual, que poderá estar presente por nós numa reunião, sem que tenhamos de lá estar nós próprios “presencialmente”, tirando notas e sumarizando os principais temas ao corrente dos quais deveremos estar, e oferecendo resumos e detalhes de pontos que possamos ter perdido.
Claro que esta ferramenta é enormemente promissora num mundo empresarial onde sejamos francos que todos nós conhecemos dezenas de reuniões por semana que poderiam ter sido um email. Reuniões essas nas quais temos pouco contributo a dar e poderíamos estar a fazer algo mais útil. Dito de outra forma, frequentemente estamos em multitasking durante uma reunião – e aqueles que comigo se reúnem não podem dizer o contrário – e é de elevada importância uma ferramenta que nos permita sumarizar algo que possamos ter perdido.
Mas esta ferramenta vai mais longe. A porca poderia torcer o rabo naquelas reuniões em que deveríamos dar o contributo, mas a Google pensou nisto e ao recebermos um convite para uma reunião, podemos então pedir a esta IA para estar em nosso nome na meeting, com partilha de notas sobre os assuntos dos quais deveríamos falar.
Evidentemente, podermos usar esta possibilidade no limite vai depender muito das regras de cada empresa, e não imagino francamente que muitas adotem já de braços abertos a possibilidade de algum convocado saltar fora e usar um “robô”. Afinal, como eu e muitos sabemos, por vezes não há nada melhor do que durante trinta minutos esgrimirmos opiniões e clarificarmos conceitos para aquele projeto realmente avançar.