Um dos meus Nokia favoritos ficou ainda melhor, com a oficialização hoje do Nokia 6 (2018) ou Nokia 6 Segunda Geração. Melhor dizendo, com a segunda geração, o Nokia 6 é finalmente o smartphone completo que sempre mereceu ser.

Vamos lá ver: o primeiro Nokia 6 foi lançado há um ano. O primeiro Nokia da HMD começou por se focar em grandes funcionalidades, como som estéreo ou construção resistente, mas começou de modo sustentável com um Snapdragon 430. Admitidamente, alguns ficaram confusos: um smartphone de gama baixa com apontamentos de gama média, deve ficar em que segmento? Em que preço?

A HMD percebeu isso e, para 2018, acrescentou substancialmente mais potência ao Nokia 6, colocando-o definitivamente na gama média. A bordo temos agora o Snapdragon 630, possivelmente o melhor processador do ano em termos de custo-benefício. O Snapdragon 835 leva o prémio todo e as preferências, mas o Snapdragon 630 é um cavalo de batalha dos smartphones económicos com boas prestações.

O chip é, ao mesmo tempo, performante, barato e energeticamente eficiente.

De resto, em boa medida temos o mesmo hardware geral do original Nokia 6, com 4GB de RAM e até 64GB de armazenamento interno, além de um ecrã de 5.5 polegadas FHD e 16:9. Igual é também a parelha de câmaras, uma 16MP f/2.0 atrás e uma 8MP f/2.2 à frente, mas agora com Bothie.

Uma alteração discreta mas muito importante é que o Nokia 6 de segunda geração passa a utilizar uma porta USB-C, para alimentar a bateria de 3000mAh e, desta vez há carregamento rápido.

Entretanto, o leitor de impressões digitais passou para a face traseira, ficando logo abaixo do módulo flash/câmara.

As alterações ao design são subtis mas interessantes, com acabamentos de metal e remates cobre, para um acabamento bicolor. No fundo percebemos que é um Nokia 6 em genética, mas melhorado onde importa, numa actualização contida, mas significativa que torna este smartphone algo ríspido numa oferta mais elegante.

Talvez mostrando bem quão depressa a Nokia começou a trabalhar na sua segunda geração de smartphones, o Nokia 6 (2018) chega ainda com Android 7.1.1, mas deverá receber o Oreo muito rapidamente.

Quanto a valores, deverá custar entre €190 e €215, dependendo da versão, mas o dispositivo vai para já manter-se na China. A sua óbvia chegada à Europa só se dará em 2018.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui