Desde o lançamento do Nokia 6, ainda no final de 2016, que a Nokia tem lançado consistentemente equipamentos móveis respeitados e requisitados pelos consumidores. O Mobile World Congress da semana passada foi disso um exemplo, com o lançamento dos Nokia 8 Sirocco, Nokia 7 Plus e Nokia 6 (2018), além do Nokia 1. Tudo indica, no entanto, que a série de lançamentos da Nokia não se completou por agora, e o mundo continua a aguardar pelo flagship absoluto predestinado, o Nokia 9. Um Nokia 8 Pro poderá ainda acompanhá-lo e ambos têm tudo para serem concorrentes directos do melhor que fazem Apple, Samsung e Huawei.
O que ainda falta na Nokia
A resposta é bastante óbvia: a Nokia não tem neste momento qualquer equipamento com Snapdragon 845 a bordo. Mesmo o extraordinário Sirocco possui o Snapdragon 835 do ano passado, o que o poderá deixar em alguma desvantagem do ponto de vista do marketing e – claro – do processamento.
Segundo o Nokiapoweruser, Nokia 9 e Nokia 8 Pro deverão chegar com o Snapdragon 845 a bordo, e potencialmente a pentacâmara de que temos ouvido falar para o Nokia 8 Pro. Num report cheio de suposições por concretizar, o NPU realça que o Nokia 9 deverá incluir o inovador leitor biométrico sob o ecrã que vimos no Vivo X20 Plus UD, e veremos brevemente no Vivo APEX. Face ao Nokia 8 Pro, o Nokia 9 deverá contar com um ecrã de 5.7 polegadas, ligeiramente maior que o de 5.5 polegadas do seu companheiro.
Ainda segundo o NPU, ambos os Nokia estão no caminho para serem lançados em 2018. De facto, face ao que tem sido o seu crescimento, a Nokia terá toda a vantagem em colocar estes dois equipamentos no mercado ainda este ano, mostrando como consegue encontrar-se na dianteira da inovação.
Nokia 8 contra Nokia 8 Sirocco: qual é o smartphone para ti?
A inovação nas câmaras é fundamental
Um ponto onde a Nokia necessita claramente de se distanciar da concorrência é nas câmaras. A Nokia foi sempre icónica da melhor fotografia mobile possível, mas o seu hiato no mercado viu a ascensão de concorrentes como Samsung, Apple, Huawei e Sony.
Câmara super-lenta, modo de retrato ou inteligência artificial são apenas algumas das palavras-chave da fotografia moderna. A HMD Global já se apercebeu que a fotografia é importante para quem compra um smartphone e equipamentos como o Nokia 8 Sirocco já contarão com o modo Pro nas suas câmaras. Ao mesmo tempo, a Nokia ressuscitou a parceria com a Zeiss, prometendo qualidade de imagem líder de mercado.
Mas precisa realmente de ir mais: a Nokia precisa neste momento de uma câmara mobile cuja qualidade e características a coloquem ao lado do melhor que Google ou Huawei fazem. Nokia 9 e Nokia 8 Pro poderão ser os smartphones que trarão essa câmara verdadeiramente game changer?