Ora bem, temos boas e más notícias. Comecemos pelas boas: segundo fonte “confiável” da China, o Nokia 9 poderá ser lançado com um leitor de impressões digitais no próprio ecrã. Neste momento, só a Vivo possui um smartphone operacional com este tipo de leitor biométrico, mas tudo indica que esta será uma das grandes corridas tecnológicas de 2018, a par com o reconhecimento facial.
Muitos utilizadores preferirão no entanto a comodidade do leitor no ecrã para desbloquear o smartphone sem terem que pegar nele totalmente e, quanto à abordagem de reconhecimento facial da Apple, a sua complexidade parece ser maioritariamente desnecessária, face à eficiência que as câmaras frontais mostram para a mesma função.
Ao longo de 2017, o Nokia 9 foi aparentemente confundido com o Nokia 8 Sirocco, pelo que neste momento não sabemos absolutamente nada sobre o seu design. Face a isto, a inclusão de um ecrã com leitor biométrico é credível, e mais um ponto a favor daquele que deverá ser o melhor Nokia do ano e o melhor da era Android até agora.
No entanto, a mesma fonte esclarece que a Nokia está à procura de maximizar a área do ecrã no dispositivo e isso poderá significar a existência de um notch ao estilo do iPhone X e muitos outros Android deste ano. Mas, o notch é apenas uma decisão estilística, não uma necessidade, pelo que é obrigatória como única opção de maximização da área do ecrã e, com a sua presença a ser dos assuntos mais polémicos no mundo Android, talvez a HMD consiga passar-lhe ao lado?
[…] Poderá ser o Nokia 9 a mudar isso, mas o futuro smartphone conhecido como “A1 Plus” terá igualmente um leitor biométrico sob o ecrã, uma possibilidade que a TekGenius veiculou já em Março. […]