Nokia 9: poucos nomes terão sido tão repetidos na indústria mobile sem chegarem a concretizar-se. Tal é o caso do Nokia 9, smartphone de gama alta que a Nokia lançaria supostamente ao longo de 2017 ou 2018, e que até agora jamais se materializou. No entanto, novos dados parecem ter vindo à luz sobre o possível Nokia 9 que recebe internamente o código “A1 Plus”.
A Nokia, sob a égide da HMD Global, tem-se desdobrado no lançamento de smartphones em todas os segmentos de mercado. No entanto, é justo dizer que ainda necessita de um topo de gama verdadeiramente superlativo que se compare a equipamentos como o iPhone X ou Samsung Galaxy Note 8/9. O mais ambicioso smartphone da marca neste momento é Nokia 8 Sirocco, que apesar de ser um equipamento extremamente promissor, deixa a Nokia sem um único equipamento com Snapdragon 845.
Poderá ser o Nokia 9 a mudar isso, mas o futuro smartphone conhecido como “A1 Plus” terá igualmente um leitor biométrico sob o ecrã, uma possibilidade que a TekGenius veiculou já em Março.
Baseando-se na informação disponível, o Winfuture.de crê que o A1 Plus ou AOP tem alguma relação com o Nokia 8 Sirocco, conhecido como A1N e poderá retomar o design deste último. A Nokia terá enfrentado vários problemas de desenvolvimento até aprimorar o equipamento, em particular na câmara que foi classificada de “alto risco”. Pensemos que apesar de não se saber nada sobre esta câmara, mas falamos anteriormente na possibilidade de seis câmaras principais num arranjo revólver já patenteado.
Nesta fase, nada é concreto, mas o Nokia 9 – se for esse o seu nome – poderá ser oficializado após o Verão, potencialmente na IFA, onde se medirá contra as grandes chegadas do final do ano, como o Huawei Mate 20 ou o Samsung Galaxy Note 9.