Depois de dois excelentes anos a fazer renascer o bom nome Nokia no mundo mobile, a HMD Global decidiu não ficar para trás na moda do notch no ecrã, lançando no passado mês de Abril o Nokia X6. Embora muitos utilizadores sejam bastante vocais quanto ao seu desprazer pela presença de um entalhe em qualquer smarpthone, a verdade é que o Nokia X6 parece estar a ser um sucesso de vendas na China e poderá vir a sê-lo no mercado global a partir de 19 de Julho.
Mas precisamos de mais um smartphone com notch? Na minha opinião muito pessoal, a Nokia precisa. O mercado encontra-se actualmente saturado com este tipo de design, mas os utilizadores ainda o procuram e as marcas que não o adoptarem correm o risco de ver as suas vendas migrarem para um qualquer concorrente.
No que é mais importante, o Nokia X6 mantém excelentes capacidades e o Nokia X6.1 deverá mantê-las, já que deverá chegar ao mercado Europeu com o mesmo hardware. A saber, teremos um Snapdragon 636 com 4GB de RAM e 64GB de armazenamento, sendo ainda um mistério se veremos a versão mais evoluída com 6GB de RAM. Do lado do ecrã, manter-se-á o mesmo painel de 5.84 polegadas e resolução FHD+ com resolução 2280×1080 e o típico entalhe no topo, ao centro.
O departamento fotográfico ficará a cargo de uma combinação de 16+5MP, enquanto a câmara selfie será de 16MP. Uma bateria de 3060mAh encerra as principais especificações deste dispositivo que se posiciona solidamente na gama média. A bordo encontraremos obviamente o Android 8.1, sendo a postura da HMD quanto a sistemas operativos e actualizações uma das melhores do mercado.
Não obstante a minha própria convicção de que o notch não é um mal necessário, o design do Nokia X6.1 será certamente um dos seus grandes argumentos no mercado Ocidental, mobilizando os principais traços estilísticos da Nokia, como o módulo vertical da câmara dupla traseira e linhas muito elegantes numa construção ao estilo sanduíche com alumínio na moldura e vidro no painel traseiro.
Porquanto os preços para os mercados globais ainda não estejam confirmados, o Nokia X6.1 deverá vender por perto de €300. Algo mais concreto poderá ser confirmado já esta Quarta-feira, já que a HMD Global tem um evento marcado onde se espera igualmente a oficialização do Nokia X5.