Recentemente, a Internet descobriu algures na China um poster com dois Nokia cruzados em X, mais do que obviamente anunciando o renascimento do Nokia X. Em tempos imemoriais, quando a Nokia já tentava remar cascata acima, o Nokia X foi o seu primeiro esforço Android em vésperas de aquisição por parte da Microsoft. O equipamento renascerá agora com características muito modernas, segundo as mais recentes informações de que dispomos.
Comecemos por tirar da frente isto: dia 27 toda a especulação terminará, já que será nesse dia que a Nokia apresentará o dispositivo ao mundo, ou potencialmente só à China, que é inquestionavelmente o caldeirão borbulhante da tecnologia mobile mundial.
O novo dispositivo poderá ser revelado como Nokia X6, embora sem razão aparente para o “6”. Mais especificamente, o ecrã deverá ser de 5.8 polegadas com rácio de aspecto 19:9, o que implica quase certamente a existência dum notch, sendo este o primeiro Nokia com esta característica, caso se venha a confirmar. Mas sejamos francos: um rácio de aspecto deste tipo geralmente indica a presença de um notch, com a excepção notória do Galaxy S9 com os seus 18.5:9.
Curiosamente, o Snapdragon 636 deverá equipar a versão base, enquanto uma variante superior terá o MediaTek Helio P60 e 6GB de RAM. O chip MediaTek tem ganho alguma tracção junto de várias marcas e mostra promessa.
Finalmente, é igualmente especulado que o Nokia X6 terá duas câmaras na face traseira e podemos talvez depreender que terá aí o leitor biométrico, já que o ecrã poderá não ter espaço.
A configuração do Nokia X6 indica claramente um equipamento de gama média, que não chega a ser tão potente quanto o Nokia 7 Plus, mas em termos estéticos poderá ser substancialmente mais moderno, caso se confirme o notch. Embora esta característica seja por vezes vilipendiada pelos consumidores, claramente as marcas sentem que é uma opção popular no mercado. Poderá mesmo ser e, nesse caso, será certamente um potencial sucesso de vendas para a Nokia.