Não é um aspirador: é um Dyson. A marca britânica é tão conotada com os aspiradores, que está num campeonato próprio, mas se os seus aspiradores sem fios são verdadeiros símbolos, no capítulo dos aspiradores robôs, a Dyson não é o primeiro nome de que nos lembramos. Tudo isso pode mudar com o luxuoso Dyson 360 Vis Nav, um aspirador que é a culminação dos avultados investimentos da Dyson em robótica e que, ao mesmo tempo, mobiliza todo o seu savoir faire no mundo da aspiração e filtração de ar.

Que a Dyson não seja o primeiro nome que nos vem à cabeça quando falamos em aspiradores robô pode ser injusto, visto que o DC06 de 2001 antecede o icónico Roomba por um ano, mas por então a marca pensou que o equipamento estaria demasiado adiantado para o seu tempo e não o colocou em produção em massa. Seguir-se-iam o 360 Eye de 2014 e ainda o Heurist de 2019, que se limitou ao Reino Unido, tanto quanto sei.

E o novo Dyson 360 Vis Nav tem muito do look Dyson que tornou o Heurist um bicho esteticamente impressionante, desde o motor Hyperdymium ao acabamento em azul.

Um robô para todos os cantos da casa

Sempre a solucionadora de problemas a Dyson deu-se conta do mesmo que qualquer utilizador de robôs de aspiração: não são muito bons a chegar aos cantos, apesar das suas escovinhas mais ou menos cómicas com que se esforçam e que nos fazem pensar que se a revolução dos robôs algum dia se der, podemos apenas esperar que comece ali para a humanidade se esconder num canto.

Para resolver este problema, a Dyson quebrou o molde e não seguiu a tendência dos aspiradores circulares. O 360 Vis Nav tem uma forma em D que lhe permite chegar aos cantos e a garantir que os detritos aí são apanhados. O novo aspirador é igualmente mais baixo para aumentar a gama de locais onde pode entrar e inclui além das escovas uma inovadora escova lateral que tem como função apanhar os detritos na parede, ao longo dos rodapés e que geralmente passam despercebidos.

Em conjunto com o motor Hyperdymium e o design, todas as escovas incluídas permitem que a Dyson publicite o 360 Vis Nav como um aspirador com um incomparável poder de captação de lixo.

Olhos que tudo podem ver

Muito específico ao modo de funcionamento do 360 Vis Nav é a sua câmara de navegação a 360º que lhe permite em qualquer momento ver todo o ambiente à volta, por comparação a navegação mais restrita de alguns concorrentes. A visão 360 é ainda ajudada por inteligência artificial que permite ao 360 Vis Nav saber em tempo real onde já esteve e não voltar a aspirar locais já limpos.

Entretanto, via app é possível criar zonas e percursos de limpeza que sejam mais críticos. Apesar disto, a Dyson incluiu grandes salvaguardas de segurança, no sentido em que assegura que as imagens captadas nunca são enviadas para fora do aspirado e todo o hardware de captação e análise está separado do hardware que conecta à Internet para um controlo remoto, um ponto de excecional importância para quem não quer que o nosso aspirador ande a colocar na nuvem o mapa da nossa habitação e que é uma preocupação legítima. Sabemos que o Dyson 360 Vis Nav não irá gravar-nos enquanto estamos na sala do trono e colocar tudo algures onde alguém pode aceder.

Em tudo o resto, o Dyson 360 Vis Nav é um Dyson puro, com um motor Hyperdymium de 65 watts de potência ajustável conforme o tipo de poeira que encontra e que é medida via sensor piezoelétrico. Há também o já afamado filtro HEPA de nova geração da Dyson que é capaz de captar 99.99% das partículas até um micrómetro e que por isso expele um ar bem mais limpo do que aquele que lá entra.

O Dyson 360 Vis Nav é uma jogada muito forte da Dyson num mercado concorrencial onde as paradas são, definitivamente altas. A marca joga aqui de todo o seu bom nome e tecnologia para oferecer um equipamento diferenciador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui