O teclado da BlackBerry é um dos seus segredos melhor guardados, e não é sem motivo: é provavelmente o melhor teclado Android, quanto a atalhos e gestos para executar acções como apagar frases e palavras, mas é também extremamente bom a prever as palavras que quero. Por isso nunca notei que fosse necessária uma actualização para melhorar este ponto. Outros, no entanto são uma melhoria clara.
A versão beta já está a bombar no BlackBerry Motion e o ponto mais óbvio é que um swipe para a direita na tecla Espaço agora alterna entre os idiomas escolhidos, ficando o idioma inscrito na tecla. Curiosamente, já não é possível escolher um terceiro idioma, ficando o teclado limitado a duas línguas. Não imagino porque a BlackBerry removeria uma funcionalidade que é francamente útil.
É também corrigido um ponto que nunca tinha sido o melhor do teclado: a dificuldade para aceder às definições. Agora basta pressionar por um segundo na roda dentada e somos levados às definições.
Obviamente que a predição de palavras é dos pontos que a BlackBerry indica ter melhorado, mas para já o meu nível de satisfação não me permitiu encontrar melhorias significativas. A BlackBerry indica igualmente melhorias na experiência de escrita em Chinês e Vietnamita.