Com Apple e Huawei já no mercado com chips de 7nm, e a MediaTek definitivamente fora desta corrida, faltam agora anunciar os seus novos processadores a Qualcomm e a Samsung. Ora, será já no próximo dia 14 de Novembro que a Samsung poderá anunciar o futuro processador do Galaxy S10, o Exynos 9820. Mas chegará para fazer frente à Huawei?
Em anos anteriores, um novo Exynos seria incontestavelmente superior a qualquer Kirin anunciado anteriormente. Ninguém o questionaria e a prática nunca permitiu pensar o contrário, mas este ano, com o impressionante Kirin 980, a Huawei está definitivamente na dianteira e todas as apostas são possíveis.
Não sabemos muito sobre o futuro processador do Samsung Galaxy S10, mas é provável que chegue com um arranjo em três clusters, um pouco à semelhança do Kirin 980. Poderá, no entanto, ser comercializado desde logo com um modem 5G, algo de que o 980 carece e que poderá chegar somente no Kirin 990, para já ainda um rumor. Sendo o Kirin 980 um produto da primeira geração de litografia de 7nm, é possível que o Exynos 9820 beneficie já de algumas optimizações que lhe confiram alguma vantagem em termos de performance e eficiência energética.
A julgar pelo teaser da Samsung, claramente com “Intelligence from within”, o futuro Exynos deverá chegar com predicados avançados na área da inteligência artificial, uma área onde Apple e Huawei têm sido exímias, enquanto Samsung e Qualcomm são pelo menos menos exuberantes nos materiais de marketing. Tudo isso poderá mudar já no próximo dia 14 de Novembro.
Think next. #TheNextExynos pic.twitter.com/e5RNSd1Fx2
— Samsung Exynos (@SamsungExynos) November 9, 2018