Podemos andar ainda a olhar de lado para os equipamentos foldable, mas em alguns mercados já são perfeitamente correntes. Com o novo Samsung Galaxy Z Fold4, a fórmula atinge outro nível de maturidade e estes equipamentos podem neste momento ser seriamente considerados como válidos para corporações e profissionais. O novo Fold é, de facto um substituto para um Note e para um Tab num único e evoluído pacote.

O multitarefas do novo século

Com o novo Galaxy Z Fold4, a Samsung cria um potente equipamento multitarefas para profissionais e entusiastas dinâmicos, ao combinar um ecrã aberto com dimensões de tablet para substituir um tablet tradicional, um ecrã externo equivalente ao de um smartphone normal, e ainda renovando a compatibilidade com uma S-Pen para os que precisam de substituir o seu Galaxy Note.

Todas as vantagens do ecrã flexível são incrementadas pelo Android 12L para dispositivos “large” que fornece um layout semelhante ao de um computador, para uma interação mais intuitiva e ágil. As aplicações da Google, incluindo o Chrome e o Gmail suportam agora o drag-and-drop, permitindo aos utilizadores copiar e colar rapidamente links, fotografias e muito mais de uma aplicação para outra. Com o Google Meet, os utilizadores podem agora ligar-se a mais pessoas enquanto desfrutam de atividades virtuais em conjunto, incluindo a visualização de conteúdos no YouTube ou jogar em grupo numa videochamada. A suite completa do Microsoft Office e o Outlook tiram partido do ecrã dobrável ao disponibilizar mais informação no ecrã e formas mais rápidas de interagir com o conteúdo. A experiência multitarefa fica completa com a funcional S Pen, que permite desenhar ou tomar notas em movimento e que dispõe um armazenamento mais simplificado através da Standing Cover.

Estas funcionalidades podem variar conforme o mercado, mas têm um potencial enorme para alterar profundamente aquilo que percecionamos como a utilidade de um ecrã flexível.

Há também uma nova funcionalidade, a Touchpad Flex, que permite controlar um conteúdo multimédia sem o perturbar, no modo Flex, quando o Fold4 está dobrado em “L”. Esta funcionalidade permite que os controlos de reprodução fiquem na porção inferior do ecrã, enquanto um filme permanece imperturbável no ecrã vertical.

Este ecrã flexível tem agora 7.6″ e resolução 2176 x 1812, 21.6:18, tratando-se de um avançado Dynamic AMOLED 2X com taxa de atualização dinâmica de 120Hz.

Por fora, um ecrã de 6.2″ 2316×904 23.1:9 volta a oferecer taxa de atualização dinâmica entre 48 e 120Hz, e presta-se a uma utilização quotidiana sem restrições, à semelhança de um smartphone tradicional.

Desempenho de nível

Tal como o Galaxy Z Flip4, o Galaxy Z Fold4 mobiliza o Snapdragon 8+ Gen 1, amplamente otimizado em relação ao Snapdragon 8 Gen 1.

Desempenho de destaque também nas câmaras. O Galaxy Z Fold4 conta com uma câmara de 4MP no ecrã interno, e nem darão por ela, porque está estritamente sob o ecrã e a Samsung redesenhou os pixéis na zona para a tornar ainda mais invisível. Há ainda uma câmara de 10MP no ecrã externo.

O objetivo, claro, é que utilizemos as objetivas externas quando queremos uma fotografia de qualidade superior e, para isso, encontramos um setup triplo, com uma ultra wide de 12MP, uma câmara principal de 50MP com OIS, e ainda uma câmara de 10MP zoom com OIS.

Não se preocupem com a autonomia. A bateria de 4400mAh pode ser carregada até 50% em 30 minutos com um carregador de 25W e temos também carregamento wireless e Wireless PowerShare.

Extremamente importante para um smartphone dobrável, e para todos aqueles que ainda podem ter dúvidas quanto à sua durabilidade, o Galaxy Z Fold4 tem certificação IPX8, ou possibilidade de imersão em até 1.5m de água doce durante até 30 minutos. Não significa que possa ser utilizado numa piscina ou no mar, já que o sal, o cloro e outros contaminantes irão causar danos adicionais, mas é uma garantia significativa para um foldable.

Com este detalhe adicional, efetivamente o Fold4 já é um equipamento maduro que deverá atrair significativamente empresas, empresários e profissionais produtivos à procura de um all-in-one para saciar tanto as suas urgências profissionais, quanto os momentos de lazer.

O Galaxy Z Fold4 está em pré-venda a partir de hoje e chega às lojas a partir de 26 de agosto. Tem um PVPr a partir dos 1.859€ e estará em cores como Graygreen, Beige e Phantom Black.

Descubra mais sobre o Samsung Galaxy Z Fold4 aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui