Em Setembro, a Volkswagen apresentou a sexta geração do Polo. Desde 1975, a Volkswagen já comercializou mais de 14 milhões de unidades nas primeiras cinco gerações.
Este novo modelo de 2017 vem em 3 versões: Trendline, Comfortline e Highline.
O que muda em relação à geração anterior?
O novo Volkswagen Polo traz uma nova imagem com linhas mais desportivas embora dentro do conservadorismo típico da marca alemã. As semelhanças com o Volkswagen Golf são mais que evidentes e não é de estranhar uma vez que ambos partilham a mesma plataforma. O novo Polo está mais comprido e mais baixo do que o seu antecessor. Verifica-se um aumento das áreas interiores e um upgrade a nível das tecnologias e da eficiência das motorizações.
Exterior
O Volkswagen Polo apresenta-se com um look mais desportivo. A nova dianteira é mais dinâmica e mais larga e foram incorporados os novos faróis LED, com luz de condução diurna. A nova traseira, com a nova linha Tornado, traz também uma componente mais dinâmica. Temos novos faróis na traseira, luz de condução opcional em LED, com faróis automáticos e iluminação da chapa de matrícula, também com lâmpadas LED.
Interior
No que diz respeito à conectividade, podemos configurar o Volkswagen Polo com um painel de instrumentos com a tecnologia Active Info Display, como opcional. Existe a possibilidade de adicionarmos outro tipo de tecnologias como o App-Connect, que permite transferir os conteúdos mais facilmente para o sistema de Infotainment (equipamento de série nas versões Confortline e Highline), o Car-Net Guide & Inform, que nos dá informação sobre parques de estacionamento, estações de serviço mais próximas e trânsito (equipamento de série na versão Highline), o sistema de navegação “Discover Media” (equipamento de série na versão Highline) e a carga indutiva, que nos permite carregar o telemóvel sem cabos (equipamento de série nas versões Confortline e Highline).
Segurança
Neste capítulo, a Volkswagen oferece-nos 5 tecnologias:
- Sensor “Blind Spot“: assistência quando surge um outro automóvel na zona do ângulo morto (opcional).
- O assistente de estacionamento “Park Assist“: condução automática para lugares de estacionamento longitudinais e perpendiculares à faixa de rodagem (equipamento de série nas versões Confortline e Highline).
- O sistema de monitorização do trânsito circundante “Front Assist“, com função de travagem de emergência e sistema de detecção de peões (equipamento de série na versão Highline).
- Ajuda do controlo automático da distância ACC: mantém a distância para o automóvel que circula frente (equipamento de série na versão Highline).
- Sistema de detecção de fadiga: regista comportamentos de condução atípicos e recomenda o condutor a fazer uma pausa (equipamento de série nas versões Confortline e Highline).
Motores e preços
O novo Volkswagen Polo está disponível com motores a gasolina de 1000 centímetros cúbicos com potências de 75, 95 e 115 cavalos. As versões mais potentes podem vir equipadas com uma caixa de velocidade DSG de 7 velocidades.
- Versão Trendline: a partir de 16.284 €
- Versão Confortline: a partir de 17.285 €
- Versão Highline: a partir de 25.318 €