Vai ser gratuito e traz muitas novidades, se bem que a maior possa mesmo ser uma integração bastante interessante com o Android.
Assim, via a nova aplicação da loja, será possível fazer o download de aplicações Android e executá-las via tecnologia Intel Bridge, isto sem qualquer necessidade de modificar as próprias apps.
Será introduzida igualmente uma nova aplicação Xbox com Xbox Game Pass e possibilidade de streaming de jogos via xCloud. Algumas funcionalidades da Xbox chegam também ao Windows, como o Auto HDR e DirectStorage.
Terceira integração no Windows é o Microsoft Teams, uma aplicação importantíssima no contexto do trabalho remoto e em utilização crescente pelas instituições. A integração na barra de tarefas permitirá uma utilização muito mais rápida e eficaz, mas isto significa também que quase de certeza veremos um desfasamento do Skype.
Há também uma nova interface, mas as melhorias por trás incluem atualizações que passam a ser feitas em segundo plano e serão 40% menores, o que significa que, pelo menos na generalidade das situações, deixaremos de ter interrupções que significam reiniciar o computador e esperar que tudo esteja funcional outra vez. O Windows introduzirá igualmente Widgets, e a foi otimizado para ecrãs touch, alterando a estrutura da interface quando passamos para modo de tablet, uma funcionalidade muito importante para o mercado dos conversíveis.
O Windows 11 será uma atualização gratuita a partir do final do ano e durante 2022, para quem tiver o Windows 10.
Mais informações sobre o Windows 11: Microsoft