As grandes ideias nascem frequentemente das pequenas coisas. Coisas tão pequenas quanto partículas de pó suspensas na nossa casa. Já todos as vimos, pavoneando-se irritantemente à nossa frente, esvoaçando sem preocupações logo após termos acabado de limpar e aspirar a casa inteira. Prontas para simplesmente voltarem a pousar na primeira superfície que encontrarem. Quando a cara-metade chega a casa juram que limparam tudo, mas o pó, o maldito pó, desmente-nos. Se forem comuns mortais, lidam com isto com alguma frustração, mas se forem um engenheiro da Dyson abordam o tema de forma muito mais analítica até encontrarem a receita certa para exterminar esse pó de uma vez por todas. E a receita é o novo Dyson V15 Detect, munido de um laser na lateral capaz de revelar o pó que, de outro modo estaria invisível aos olhos.
O laser é colocado a 1,5º na escova Slim Fluffy e a 7.3mm do chão, emitindo uma luz verde que cria um grande contraste, ressaltando à vista a mais pequena partícula que de outro modo passaria despercebida ao olhar. E esta funcionalidade é bastante útil, se considerarmos que a iluminação das nossas casas nem sempre nos permite ver com toda a clareza o quão limpa está a superfície do chão.
A demonstração feita pelo próprio Sir James Dyson foi muito clara quanto à eficácia deste simples laser para nos dar uma melhor noção do nível de limpeza da casa.
Mas esta não é a única ideia que a Dyson apresenta para o seu V15 Detect. Se têm um Dyson e animais em casa, a vossa escova favorita é a mini-escova motorizada. Esta pequena escova é incrivelmente potente para aspirar sofás e camas onde o pelo dos animais se acumula, deixando as superfícies impecáveis. A Dyson levou a fórmula mais longe com a nova escova cónica anti-emaranhamento que, como o nome indica, pretende aspirar pelos e cabelos, além de outros filamentos longos sem que estes se emaranhem na cabeça rotativa e acumulem. Pessoalmente, os Dyson são dos aspiradores menos propensos a este tipo de acumulação de lixo, mas se conseguiram levar a habilidade ainda mais longe, tanto melhor. O segredo, diz-nos a Dyson, é estudar e continuar a estudar até encontrar o ângulo correto das cerdas para que, à medida que rolam, captarem por um lado os pelos, mas soltando-os facilmente do lado do cano de aspiração.
A mesma tecnologia foi aplicada a uma escova High Torque melhorada, que agora conta com 56 dentes em policarbonato com a vantagem de “pentearem” os emaranhados para os soltarem da escova e os deixarem mergulhar nos confins do tubo aspirado pelo usualmente fenomenal motor Hyperdymium.
Qual é o último truque que a Dyson trouxe para o V15 Detect? Um inteligente sensor piezoelétrico que utiliza a velocidade a que as partículas de pó embatem em si a caminho do interior do aspirador para proceder a 15 mil contagens por segundo que classificam o pó conforme o tamanho. Isto permite-nos ter uma melhor ideia do tipo de pó que ncontramos em casa, mas é muito mais do que um gimmick.
Uma característica dos Dyson é ajustarem a potência à superfície que estamos a aspirar, aumentando a sucção e a velocidade da escova High Torque quando passamos para uma alcatifa ou tapete, com resultados fenomenais. Graças ao sensor piezoelétrico, o V15 Detect é ainda mais polivalente e pode aumentar a sucção automaticamente quando deteta uma quantidade maior de pó, ou pó de maiores dimensões. E isto elimina aquelas situações de partículas pesadas no chão que não parecem resignar-se ao seu destino quando tentamos usar o aspirador na potência mínima.
É uma peça minúscula, e não acreditem em mim: ei-la nas mãos do próprio Sir James Dyson. Mais uma vez, as grandes ideias começam nas pequenas coisas.
Genética Dyson de cima a baixo
Se têm por exemplo um V11, o Dyson V15 Detect não parece à primeira vista muito diferente, mantendo muito claramente aestética e a genética dos Dyson, dos materiais ao hardware. Encontramos novamente a bordo a enorme combinação entre aspiração e filtragem, um ponto tremendamente importante em qualquer aspirador Dyson, a permitir-nos aspirar com grande segurana qualquer tipo de superfície sem que o pó acabe por escapar à filtragem para nos atingir na cara, francamente um problema em demasiados aspiradores.
Por um lado, o Dyson V15 Detect conta com o enorme poder de sucção do Dyson Hyperdymium capaz de 240 watts de sucção e eficiente separação de partículas graças aos micro ciclones. Por outro, o seu avançado sistema de filtragem de cinco camadas retém até 99.99% das partículas aspiradas até 0,3 mícrones, o que na prática significa que estamos a respirar ar filtrado.
A Dyson esforçou-se realmente para impedir que o que quer que entre neste aspirador volte a sair, algo mais fácil de visualizarmos com a aspiração de fumo, mantendo-se este no próprio aspirador sem ser expelido novamente para o exterior. É uma garantia adicional para salvaguarda dos nossos pulmões.
O Dyson V15 Detect estará disponível a partir de 14 de Julho por um valor a partir de 699€.