Dos tempos em que os smartphones tinham bateria para durar uma semana, aos smartphones que carregam durante a noite toda, chegamos aos smartphones que carregam completamente num piscar-de-olhos. Marcas como a Vivo têm estado na vanguarda do carregamento rápido, mas é a sua sub-marca IQOO que ultrapassa uma nova fronteira com o IQOO 10 Pro e o seu carregamento de 200W.
Um desportivo em curva ascendente
Este valor é suficiente para repormos em apenas 10 minutos a bateria de 4700mAh, a mesma capacidade da do Vivo X80 Pro. Chegaram a casa depois do trabalho e precisam carregar o telemóvel enquanto largam as coisas do trabalho para voltarem a sair em minutos? É isto que precisam.
Mas a IQOO não deixa pendurado quem não quer limitar-se à sua tecnologia de carregamento e, por isso, inclui USB Power Delivery com 65W, enquanto o carregamento wireless oferece 50W. De notar que o carregador está incluído na caixa.
Para lá do carregamento, o IQOO 10 Pro é um smartphone de gama alta de lés a lés, munido de um Snapdragon 8+ Gen 1, com um máximo de 12GB de RAM e 512GB de armazenamento interno UFS 3.1.. Em termos de performance, o Snapdragon 8+ Gen 1 tem muita potência e além de apostar num bom sistema de refrigeração, o IQOO aposta no chip V1+ para maximizar a performance sem comprometer o consumo, extrapolando o framerate nos jogos.
O ecrã pode ser francamente o mesmo que tenho gabado no X80 Pro, uma unidade E5 AMOLED LTPO 3.0 de resolução 3200×1440 com taxa de atualização dinâmica de 120Hz e 100% do espaço de cor DCI-P3. Conta ainda com um DeltaE inferior a 0.32, se as cores exatas são importantes para vós. Um motor linear X-axis é responsável pela resposta háptica e um sensor biométrico de grandes dimensões encontra-se no próprio ecrã.
Se este telemóvel parece realmente um X80 Pro em versão GTi, o departamento fotográfico do IQOO 10 Pro tem algumas diferenças, mas no papel é muito semelhante, com um sensor principal Samsung GN5 de 50MP. Há ainda uma câmara de 14.6MP com zoom 3X e uma ultragrande angular de 50MP. À frente encontramos uma câmara de 16MP.
O IQOO 10 Pro importa ver também nos detalhes, como o Bluetooth 5.3, presença de LDAC, aptX Adaptive e altifalantes estéreo.
IQOO 10
Visualmente, é difícil distinguir o IQOO 10 do IQOO 10 Pro e há muito em comum entre ambos. Por exemplo, o ecrã é do mesmo tamanho, mas plano, embora utilize a mesma tecnologia AMOLED E5. Não é, todavia, um LTPO, o que significa que não terá a mesma capacidade de atualização dinâmica e o sensor biométrico ultrassónico passa para um capacitativo com capacidade para 2 dedos em simultâneo.
A bateria também mantém a mesma capacidade de 4700mAh, mas o carregamento com fios é de “apenas” 120W, e não há carregamento wireless.
Algo semelhante pode ser tido para as câmaras. Mantém-se a mesma câmara de 50MP com sensor GN5, mas sem estabilização gimbal, desta feita acompanhada de uma ultragrande angular de 13MP e de uma zoom 2X de 12MP. Mantém-se, entretanto, a câmara selfie de 16MP.
Visualmente impactantes, principalmente na versão BMW M Motorsport, os IQOO 10 e IQOO 10 Pro estarão disponíveis a partir da loja online da Vivo a partir de 26 de Julho, com preços que começam perto dos €540 para o IQOO 10. Seria muito interessante que ambos os handsets fossem lançados por cá, mas veremos se essa opção está no mapa.