Os preços dos smartphones estão a subir todos os anos, principalmente na gama alta, onde muitos já consideram que os preços são insustentáveis. Agora, parece que quem procura um topo de gama vai ter que pagar substancialmente mais para o próximo ano, com um preço muito elevado do Snapdragon 875.

Segundo uma publicação no Twitter (via WCCFtech), o Snapdragon 875 terá um preço unitário de $250, o preço de um smartphone completo de gama média já bastante razoável, e uma subida astronómica sobre o que atualmente custa o Snapdragon 865, cerca de $150.

Com esta subida de preço é altamente provável que os smartphones topo de gama possam subir pelo menos este valor, com efeitos nos bolsos dos utilizadores. Para marcas como a Xiaomi, o tema é muito importante, já que a marca fez o seu bom nome na relação qualidade-preço, mas com preços de $250 por um processador, será muito difícil encontrarmos equipamentos com o Snapdragon 875 abaixo dos €600, exceto se aceitarmos grandes compromissos noutras áreas como ecrãs ou câmaras.

Os motivos para esta subida abrupta de preço não são claros. Tanto podem envolver o novo método de fabrico de 5nm, como supostamente uma nova carga rápida que poderá chegar aos 100W, mas a verdade é que as perspectivas de bons preços estão em baixo, caso este rumor se verifique real.

Em alternativa, teremos que olhar seriamente para alternativas à Qualcomm, como a MediaTek que parece estar num ressurgimento. Caso o Snapdragon 875 se torne o processador dominante, parece que as nossas carteiras vão ficar bem mais leves.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here