Não há dúvida e que as câmaras fotográficas dos telemóveis têm vindo a evoluir nos últimos anos, mas as câmaras fotográficas tradicionais, sejam SLR ou mirrorless ainda têm muito espaço porque possuem características exclusivas. Uma delas, no entanto, fará a entrada no mundo dos smartphones, com o Vivo X60: falamos do pixel shift.
O que é o pixel shift? A tecnologia começou a ser explorada em câmaras mirrorless e SLR com estabilização de imagem no sensor, como as Olympus no caso das primeiras e as Pentax, no caso das segundas. Como o sensor é estabilizado, as marcas perceberam que poderiam utilizar o sistema de estabilização para deslocação do sensor nos eixos X e Y, efetivamente recolhendo diversas fotografias com o sensor em posições diferentes, aumentando a resolução.
A Google introduziu a tecnologia nos smartphones com o Pixel 3, mas aqui era diferente: a nossa mão é que movia o telemível, fundamentalmente porque trememos sempre um pouco, e o Pixel fazia o resto.
No caso dos Vivo X60, a marca deverá utilizar o seu gimbal para obter o mesmo efeito, oferecendo aos utilizadores a possibilidade de imagens de resolução altamente elevada. Como o GSMArena indica muito bem, até agora nunca se ouviu falar disso nos X60 já anunciados na China, por isso amanhã saberemos mais sobre a versão mundial do Vivo X60.