A transformação digital e a evolução tecnológica da espécie humana já não podem ser feitas sem olhar para o seu impacto no meio ambiente. As iniciativas de proteção ambiental são, por isso, cada vez mais importantes. É o caso da European Green Digital Coalition (EGDC), cujos signatários se comprometem com ações que reduzem as emissões de gases estufa compatíveis com a manutenção do aquecimento global a 1.5ºC. Em Portugal, a NOS tornou-se signatária esta semana que passou.

Do comunicado de imprensa:

Conscientes dos desafios colocados pelas alterações climáticas, o esgotamento dos recursos naturais, a poluição e a perda de biodiversidade, os CEOs das empresas europeias, agora membros da European Green Digital Coalition reconhecem a necessidade de serem tomadas ações urgentes, acreditando que existem soluções para um futuro sustentável. Nesse sentido, estão prontas a fazer parte dessas soluções e dar o seu exemplo.

A NOS é a única empresa portuguesa a fazer parte desta coligação, a qual foi hoje oficializada durante o Digital Day 2021, iniciativa promovida pela Comissão Europeia e pela Presidência Portuguesa, onde os Estados-Membros e principais empresas tecnológicas da EU se comprometem a ser parte ativa no processo de transformação digital da Europa para a próxima década.

Para tal, a coligação estabelece como compromissos para os signatários:

  • Investir no desenvolvimento e implementação de soluções digitais verdes de elevada eficiência em termos de consumo de energia e materiais e que resultem num impacto líquido positivo, numa ampla gama de setores.
  • Envolver-se com organizações relevantes para desenvolver metodologias de avaliação padronizadas, confiáveis e comparáveis do impacto líquido sobre o ambiente e o clima de soluções digitais verdes em setores prioritários como Energia, Transportes, Indústria, Agricultura e Construção civil.
  • Promover o diálogo intersetorial e contribuir para o desenvolvimento de diretrizes e recomendações para a implantação de soluções digitais verdes em diferentes setores e, para incentivar a qualificação da força de trabalho.

Para Miguel Almeida, CEO da NOS, “a participação na Coligação Digital Verde Europeia reflete o que tem sido o posicionamento natural da NOS face aos desafios ambientais e climáticos que hoje enfrentamos a nível global. Sabemos que as mudanças só acontecem com um compromisso sério, pautado por iniciativas concretas e urgentes por parte de todos os intervenientes sociais. A NOS defende, desde sempre, uma sociedade mais equitativa e sustentável, e está comprometida em contribuir para a transformação da economia portuguesa rumo à eficiência e à neutralidade carbónica”.

Os membros do EGDC irão trabalhar em estreita colaboração com a Comissão Europeia e outras partes interessadas relevantes de forma a cumprir os compromissos definidos. Está também prevista a apresentação regular dos progressos alcançados, através de relatórios específicos.

A sustentabilidade é uma dimensão estratégica para a NOS. A empresa assumiu um compromisso efetivo com a adoção de práticas ambiciosas para a proteção do ambiente, incluindo a participação em iniciativas globais e nacionais com vista à redução de emissões de carbono e à promoção do desenvolvimento sustentável. A NOS é signatária do movimento “Business Ambition for 1.5ºC” lançado pela ONU e aderiu ao Compromisso Lisboa Capital Verde Europeia 2020 – Ação Climática Lisboa 2030.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui