Barcelona: a LG oficializou hoje o seu novo topo de gama, o LG G6, com uma forte aposta em funcionalidade, design e performance, naquilo que o gigante Coreano espera que sejam factores diferenciadores suficientes para transformar o LG G6 num sucesso de vendas.
Nos últimos tempos, a LG esteve em franco crescendo em direcção a este anúncio e utilizou diversas oportunidades para nos provocar com as características do dispositivo. Desde a sua nova interface, às novas câmaras e ao ecrã FullVision, a Tek Genius teve a oportunidade de manter uma grande cobertura da concepção deste terminal, com a certeza de que ainda sobraria espaço para surpresas.
Com Juno Cho, presidente da divisão móvel, o mote foi dado: com o LG G5 a LG procurou dar um design modular do qual estão ainda bastante orgulhosos, mas o LG G6 é todo sobre aprender com os próprios consumidores, as suas necessidades, principalmente quanto a desejarem maiores ecrãs sem aumentar as dimensões do dispositivo.
E com o mote “the big screen that fits in your hand”, o LG G6 entrou em palco com o ecrã FullVision em grande destaque. O design é extremamente fluído, com as curvas a fundirem-se umas nas outras sem ressaltos com a face traseira fabricada em vidro, uma confirmação que chega após bastantes hesitações dos rumores entre este material ou metal.
Do ponto de vista ergonómico, o conforto de utilização do LG G6 foi amplamente destacado, apontando-se igualmente a eliminação de todos os elementos extras que poderiam distrair o utilizador da experiência de utilização, ou acrescentar quebras ao design. Inclusivamente, a LG minimizou significativamente o alto das câmaras, face por exemplo ao LG G5.
O novo ecrã, com resolução QHD e rebordos finos, significa um ecrã de 5.7 polegadas no corpo equivalente a um smartphone com ecrã de 5.2 polegadas, tornando o LG G6 o dispositivo mais compacto com ecrã destas dimensões. Mas o rácio de aspecto de 18:9 será o ponto mais interessante do ecrã. Em palco, o cinematógrafo Vittorio Storaro (vencedor dos Oscar por “Apocalypse Now”, “O Último Imperador” e “Reds”) explicou as possibilidades do formato para a visualização de multimédia em formato cinematográfico, sem necessidade de crops. A bordo está igualmente a Dolby Vision, tornando o LG G6 o primeiro smartphone do mundo a adoptar o padrão, que permite melhorar a qualidade do vídeo em tempo real, em acréscimo ao já difundido HDR.
Sabíamos que o LG G6 seria equipado com IP68 para protecção ambiental, mas ficamos hoje igualmente a saber que a marca apostou numa construção mais ecológica, isenta de materiais perigosos para o meio ambiente.
Com o novo ecrã, a LG também mudou a UX, redesenhando apps e ícones para se harmonizarem com a simetria do ecrã 18:9, e maximizar a informação que é possível apresentar no ecrã sem cortes ou redimensionar. Mas em termos de sistema operativo, a grande novidade é a confirmação da presença do Assistente Google a bordo.
O assistente conversacional da Google permite uma gestão mais fluída dos nossos quotidianos via conversação regular com o smartphone.
Mas passemos ao hardware propriamente dito, sim?
O LG G6 chega-nos com um Snapdragon 821, uma plataforma já amplamente testada e com muito sumo de sobra para um flagship no início de 2017, com o Snapdragon 835 a demorar ainda alguns meses a chegar em pleno ao mercado. O dispositivo vem igualmente com 4GB de RAM e 32GB de armazenamento interno.
No departamento das câmaras, o LG G6 introduz não só uma nova câmara frontal com 100º de visão, como as transições entre as câmaras principais são agora sem interrupções quando passamos da câmara principal para a grande angular, mesmo durante a captura de vídeo. A colaboração da Qualcomm no desenvolvimento desta possibilidade foi amplamente destacada, e o smartphone beneficia amplamente da presença do ISP Spectra a bordo do Snapdragon.
Ambas as câmaras traseiras são de 13MP, uma grande evolução face ao LG G5, uma com 73º de ângulo de visão, a outra com 125º, um ângulo que a LG considera aproximado ao da visão humana. A vantagem desta abordagem é a capacidade de zoom entre as duas câmaras, sem perdas na qualidade de imagem, como acontecia no LG G5, quando passávamos para a grande angular de menor resolução.
Finalmente, a bateria é também substancialmente maior que os 2800mAh do LG G5, passando aqui no LG G6 para os 3300mAh. Será difícil perceber até que ponto garantirá uma utilização prolongada, mas é ainda assim uma melhoria significativa.
Não podemos igualmente esquecer que teremos a bordo um Quad DAC que melhorará apreciavelmente a qualidade de áudio, tanto em alta-voz, quando via jack. Esta será talvez a novidade mais agradável para lá do excelente ecrã, já que no caso do LG G5 estávamos reduzidos a adquirir um módulo áudio para tirar o máximo partido da nossa música.
O LG G6 chega em branco, cinza e negro, e oferecerá aos compradores o equivalente a $200 em conteúdos de jogos, incluindo todas as personagens de Temple Run e o pack de $49.99.
Face ao LG G5, o LG G6 é um começo fresco para a LG que repensou toda a sua filosofia de design e abordagem ao mercado, criando um terminal muito ponderado e com o input de diversos sectores da indústria e do design. É uma pena o abandono da modularidade, mas em troca o LG G6 ganha protecção ambiental avançada e um ecrã extraordinário que minimiza o espaço desperdiçado em seu torno.
Características principais:
- Processador: Qualcomm® Snapdragon™ 821
- Ecrã: 5.7-inch 18:9 QHD+ FullVision Display (2880 x 1440 / 564ppi)
- Memória: 4GB LPDDR4 RAM / 32GB or 64GB UFS 2.0 ROM / MicroSD (up to 2TB)
- Câmara:
- Principal: 13MP Wide (F2.4 / 125°) / 13MP OIS 2.0 (F1.8 / 71°)
- Frente 5MP Wide (F2.2 / 100°)
- Baterias: 3,300mAh
- Sistema operativo: Android 7.0 Nougat
- Dimensões: 148.9 x 71.9 x 7.9mm
- Peso: 163g
- Network: LTE-A 3 Band CA
- Conectividade: Wi-Fi 802.11 a, b, g, n, ac / Bluetooth 4.2 BLE / NFC / USB Type-C 2.0 (3.1 compatível)
- Cores: Astro Black / Ice Platinum / Mystic White
- Outros: Resistência à água e poeira / Leitor de impressões digitais / UX 6.0 / Dolby Vision™ / HDR10 / Qualcomm Quick Charge™ 3.0 / 32-bit Hi-Fi Quad DAC
[…] Com o passar do tempo, desde o lançamento do Pixel, cada vez mais ficámos com uma maior certeza que este dia ia chegar. Isto devido à sua integração no Allo, e quando a Google activou por engano o mesmo numa versão alpha da Google em modelos não Pixel. Por último foi o anúncio da chegada do Google Assistant ao novo LG G6. […]
[…] facto, quando o LG G6 foi oficializado a Tek Genius não deixou de destacar a capacidade do dispositivo para reproduzir vídeo com os […]