Aquando do lançamento do Google Assistant muitos utilizadores ficaram com medo das questões de compatibilidade. É verdade o mundo Android, existe uma grande fragmentação de versões. Mas todos sabíamos que mais tarde ou mais cedo a Google ia ter de facilitar a vida aos utilizadores, e esse dia agora chegou. O Google Assistant finalmente vai deixar de ser exclusivo do Pixel e vai chegar aos milhares de aparelhos que correm Android 6.0 Marshmallow ou versões mais recentes, cerca de 30% dos dispositivos activos. Deixou de ser necessário recolher a truques para ter direito ao mesmo.

Com o passar do tempo, desde o lançamento do Pixel, cada vez mais ficámos com uma maior certeza que este dia ia chegar. Isto devido à sua integração no Allo, e quando a Google activou por engano o mesmo numa versão alpha da Google em modelos não Pixel. Por último foi o anúncio da chegada do Google Assistant ao novo LG G6.

A Google afirmou que o Assistant vai começar a ser libertado na próxima semana. Os aparelhos Marshmallow e Nougat em inglês serão os primeiros a receber, sendo que em primeiro lugar serão os Americanos, seguido dos Australianos, Canadianos, Ingleses. Mais tarde surgirá uma versão em Alemão, sendo que mais línguas deverão ser adicionadas no futuro. O Google Assistant vai substituir o Google Search, sendo activo ao pressionar de forma longa o botão home ou apenas usando o comando de voz “OK Google”. Por norma estes lançamentos podem levar alguns dias, por isso não se assuste se está funcionalidade não estiver logo disponível no sou aparelho.

O Google Assistant é uma evolução do Google Search, com varias funcionalidades extras que podem em muito facilitar a sua vida, como integração de controlos via telemóvel dos seus aparelhos de casa inteligentes, capacidade de pedir para lhe relembrar coisas e um API aberto aos programadores para integrarem as suas aplicações com o mesmo, abrindo um grande mundo de novas possibilidades. Contudo como ainda está numa fase de maturação do seu desenvolvimento, algumas funcionalidades que o Google Search tinha como por exemplo, reconhecer musicas, ler mensagens, e adicionar itens as suas listas do Google Keep, ainda estão em falta.

A esperança é que os comandos em falta cheguem com a chegada do Assistant a mais aparelhos Android. Os planos da Google são claros fazer chegar o seu novo Assistant a todos os aparelhos Android. Para além do Android o Google Assistant já se encontra no Google Home, Android Wear 2.0 e Google Allo. E está quase a chegar as TVs e Android Auto. O grande objectivo da Google é tornar o Assistant sempre disponível independentemente do sítio onde esteja.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui