Hoje, a OnePlus anunciou não dois, mas três smartphones na sua nova família OnePlus 9. O OnePlus 9R é esse terceiro smartphone, anunciado como uma espécie de smartphone de gaming e que, na verdade tem muito em comum com o OnePlus 8T com atualizações interessantes que o colocam a meio caminho entre o OnePlus 9 e o Nord 100. O OnePlus 9R será um smartphone muito apetecível na gama média, mas possivelmente não o vão ter tão cedo.
Isto porque – vá-se lá saber porquê – o OnePlus 9R estará disponível apenas na Índia, pelo menos por já. Mas é importante que a OnePlus mude isso, e depressa.
O centro do OnePlus 9R está no seu processador Snapdragon 870, uma evolução do Snapdragon 865 e que, em termos de gaming, lhe oferece uma performance muito importante para o segmento da gama média. Poderemos optar por 8 ou 12GB de RAM e um máximo de 256GB de armazenamento interno em memórias UFS 3.1.
O ecrã é o mesmo Fluid AMOLED de primeira geração que encontramos no OnePlus 8T, com resolução FHD+ e taxa de atualização de 120Hz, com uma perfuração para uma câmara de 16MP. Já que estamos nas câmaras, uma unidade principal de 48MP faz a festa com OIS, acompanhada de uma grande angular de 16MP, uma macro de 5MP e uma monocromática de 2MP.
Tal como os restantes OnePlus 9, o OnePlus 9R chega com altifalantes estéreo e uma bateria de 4500mAh com Warp Charge 65T capaz de carregar a totalidade da bateria em apenas 29 minutos. A única diferença fundamental em relação aos outros dois OnePlus 9 é que no 9R não teremos carregamento wireless.
Na Índia, o OnePlus 9R tem um preço perto dos €460, o que não é particularmente concorrencial, mas ainda assim este smartphone tem bons argumentos para uma experiência premium a um preço apelativo no verdadeiro espírito da OnePlus.