O meio ambiente é cada vez mais uma preocupação no mercado de consumo. Os utilizadores preocupam-se com quão “verdes” são as práticas das empresas cujos produtos possuem e, para incentivar estas práticas, algumas operadoras de telecomunicações criaram a Classificação Eco, com o objetivo de fornecer informações precisas sobre todo o processo de produção, utilização, transporte e eliminação de smartphones e telemóveis tradicionais, e o seu impacto ambiental.
A iniciativa Classificação Eco foi assim criada por cinco grandes operadoras Europeias: Deutsche Telekom, a Orange, a Telefónica, a Telia Company e a Vodafone e a Oppo é uma das suas primeiras participantes, mostrando o seu compromisso “Tecnologia para a Humanidade, Bondade para o Mundo”.
Como parte da sua participação na iniciativa, a Oppo ajudou a Classificação Eco a desenvolver a sua metodologia de avaliação com 19 critérios e que é aplicada a cada dispositivo como um índice da qualidade do seu desempenho ambiental. Esta classificação destaca cinco aspetos: durabilidade, reparabilidade, reciclabilidade, eficiência climática e eficiência de recursos.
De sua iniciativa própria, a Oppo tem desenvolvido novas estratégias para garantir práticas ecológicas e um futuro melhor, tendo aumentado em 13 vezes mais produtos por peso em 2020, e utilizando fibras renováveis nas suas embalagens para uma redução de 42.7% nos resíduos gerais e de 20% das emissões indiretas de gases com efeito de estufa em 2020.
São boas práticas reconhecidas por utilizadores e parceiros, certamente um motor do crescimento da Oppo nos últimos três anos no espaço Europeu, sendo neste momento a quarta maior marca neste mercado, após um crescimento homólogo de 153%.