A sexta geração Oppo Reno chegou a Portugal, depois de um anúncio inicial em Julho, e traz consigo a reafirmação da aposta da Oppo em qualidade de construção e especificações premium. Tal como nas gerações anteriores, o design é uma marca dos Reno6, mas o hardware não foi esquecido e ambos os Reno chegam com os mais recentes processadores MediaTek Dimensity 900 e Snapdragon 870 para performance de destaque e conectividade 5G e câmaras ambiciosas. São muitos argumentos para estes equipamentos se tornarem um verdadeiro sucesso de vendas.
Oppo Reno6: Retro chic
O design do Oppo Reno6, na sua versão standard, é delicioso, com a moldura plana e rematada em chanfra que poderíamos dizer iPhonesca, mas leva-me mais longe, até ao meu saudoso Nokia N78. É um acabamento retro muito apelativo num mundo de molduras arredondadas a suaves, com a traseira a mostrar as subtis mudanças de cor do acabamento Reno Glow. A Oppo investiu a sério neste acabamento aveludado de tonalidades que se alteram com a incidência da luz e que mostra uma qualidade estética fundamental: a resistência às marcas de dedos.
Os traços gerais do Reno6 são tão diferentes dos do Reno6 Pro que não podemos referir-nos ao terminal como apenas uma versão mais barata do Reno6 Pro. É efetivamente um smartphone diferente, destinado aos que querem um ecrã plano de elevada qualidade. Trata-se de uma unidade AMOLED de 6.43″ e taxa de atualização máxima de 90Hz, resolução FHD+ (2400×1080) e 93.28% de cobertura do espaço de cor DCI-P3.
O processador escolhido é o MediaTek Dimensity 900, um moderno octa-core com 2 núcleos de performance e 6 de eficiência. Estou muito curioso por ver o que este processador pode fazer, porque a MediaTek está a passar um bom momento e os seus processadores nunca foram tão populares. Espero que possa em breve puxar bem por ele e não terei grandes problemas em o fazer: temos 8GB de RAM e 128GB de armazenamento, além de uma bateria de 4300mAh com carregamento rápido SuperVOOC 2.0, e compatível com Power Delivery. Um sistema multi-cooling mantém a performance controlada e a temperatura baixa, para podermos jogar a sério sem abrandar.
No departamento fotográfico, o Oppo Reno6 conta com uma câmara principal de 64MP, acompanhada de uma ultragrande angular de 8MP e uma câmara macro de 2MP. À frente, o Oppo Reno6 mostra vocação para criadores de conteúdos, com uma câmara de 32MP que será muito atraente para vLoggers.
Oppo Reno6 Pro: ir mais longe
Um smartphone de gama alta? É difícil dizer que não. É muito fácil pensar que sim. A Oppo tem, para a pura gama alta, o extraordinário Oppo Find X3, um smartphone ao qual não faltam argumentos de peso. Mas, salvaguardadas as diferenças de materais, hardware e posicionamento, o Oppo Reno6 Pro é praticamente indistinto de um topo de gama puro, com o seu design cuidado e curvas muito bem rematadas onde se destaca um impressionante ecrã curvo de margens reduzidas e apostado em nos mostrar uma imagem de qualidade elevada. É um terminal bonito, arrojado, e onde não conseguimos encontrar defeitos nos acabamentos, ficando-nos muito bem na mão com as suas linhas confortáveis.
O ecrã é, afinal, aquele ponto do smartphone para o qual olhamos o dia todo e, no Reno6 Pro, temos 6.55 polegadas de beleza AMOLED com um estonteante rácio de contraste de 5000000:1. O ecrã conta ainda com resolução FHD+, taxa de atualização de 90Hz, amostragem de toque de 180Hz e cobre 100% do espaço de cor DCI-P3. A acompanhá-lo, uma das grandes vantagens do Reno6 Pro: altifalantes estéreo com Dolby Atmos.
É um smartphone impecável para multimédia e dá-nos um sinal extra de qualidade e conforto. Afinal, quantas vezes pagamos um bom ecrã para descobrirmos que não ganhamos em qualidade ao ver o Netflix? Bom, o Oppo Reno6 Pro traz-nos certificação Netflix e Amazon Prime, garantindo que os seus conteúdos são aqui visualizáveis no melhor HDR possível.
Bom à frente, impressionante atrás. É que o Reno6 não só ganha uma quarta câmara, como ganha um impecável Sony IMX766, um sensor de 50MP com foco omnidireccional, com cada pixel a poder ser usado para foco, e que se tem destacado como um dos melhores sensores fotográficos na gama alta (senão o melhor). É um sensor de gama alta que podemos encontrar nos smartphones mais ambiciosos do mercado e, como é óbvio, a Oppo não se limitou a colocá-lo a bordo: temos OIS, HDR baseado em hardware e um sensor de temperatura de cor para maior exatidão.
A acompanhar este impressionante sensor temos ainda uma ultragrande angular de 16MP e uma câmara zoom de 13MP e, finalmente, um sensor macro de 2MP. Tal como anteriormente, a câmara frontal é uma importante unidade de 32MP.
Saímos do exterior e navegamos até ao interior, onde o Reno6 Pro mobiliza um dos melhores processadores do momento, o octa-core Snapdragon 870, que junta à performance a conectividade 5G avançada à prova de futuro. Este é um processador soberbo, uma evolução do Snapdragon 865+ e que se coloca imediatamente abaixo do Snapdragon 888, oferecendo mais performance do que qualquer um de nós precisará, ainda mais aliado a 12GB de RAM e 256GB de armazenamento interno, para tornar o Oppo Reno6 Pro uma verdadeira besta de performance e gaming, onde o modo de foco potencia ainda mais a performance e minimiza as interrupções.
Os gamers não foram esquecidos no hardware. Além do sistema de refrigeração avançado, do ecrã e dos altifalantes estéreo. A Oppo mune o Reno6 Pro com um novo motor X Linear para feedback háptico mais realista e capaz de 30 vibrações únicas.
Uma bateria de 4500mAh com carregamento rápido de 65W está lá depois para garantir que não nos falta a energia. Bastam 25 minutos para uma carga completa, o que se faz num intervalo de almoço ou de café. O mote muda definitivamente de carregar a noite, para carregar quando queremos ou precisamos.
Preço e disponibilidade
Os Oppo Reno6 praticamente se vendem a eles próprios, mas numa estratégia demolidora de ataque ao mercado, a Oppo coloca em cima da mesa algumas ofertas verdadeiramente impressionantes que dão o impulso extra para olharmos muito a sério para estes equipamentos. A dificuldade será em escolher qual queremos, mas certo é que a Oppo coloca no mercado nacional dois equipamentos que voltam a agitar as águas e a elevar a fasquia de exigência nos seus segmentos respetivos.
Assim, o Oppo Reno6 está disponível desde já, em Azul Ártico e Preto Estelar e a compra até 30 de Setembro traz consigo auriculares Oppo Enco Free e uma capa protetora especial, tudo por €529.90.
Já o Oppo Reno6 Pro está disponível em Azul Ártico e Cinza Lunar por €829.90, oferecendo até 30 de Setembro uma Oppo Band Style e excelentes auriculares Oppo Enco X, além de uma capa protetora.