O zoom óptico 10X da Oppo é uma das tecnologias que mais aguardo para este ano, não por ser visualmente impressionante como um leitor biométrico no ecrã, mas por ser realmente engenhosa e prática. A Oppo irá utilizar essencialmente um periscópio com um prisma, para colocar a objectiva zoom transversal à profundidade do smartphone e permitir assim um zoom óptico impossível de outro modo. Hoje, em Barcelona, a marca revelou mais detalhes.
A ideia da Oppo é aderir à tendência das câmaras triplas, equipando um smartphone com uma câmara de 48MP, uma de 16MP ultragrande angular com 120º de ângulo de visão e, finalmente então, a câmara com 10X zoom, cuja resolução não foi revelada. Revelado sim, foi que esta câmara terá estabilização óptica de imagem, um detalhe imprescindível para um zoom tão amplo.
A Oppo clarificou ainda que esta tecnologia chegará no segundo trimestre do ano, talvez no sucessor do Oppo Find X.
A marca revelou ainda samples de imagens tiradas pela câmara ultragrande angular e pela câmara zoom, e parece que será um unidade de 12MP. Sem querer formar opinião, parece-me que o sensor iria beneficiar de pixeis maiores, já que os detalhes são difusos e, mesmo com OIS, não parecem particularmente nítidos, não sendo esta uma câmara que vá destacar-se por fotografia de elevada qualidade. A Oppo indica que terá conseguido diminuir a largura do módulo zoom para 6,76mm, pelo que um sensor de 1/2.3 polegadas é o mais provável.