Como prometido, a HMD Global já abriu as inscrições para o programa Oreo Beta destinado ao Nokia 5, um passo essencial para a chegada da versão final do Android Oreo a mais um modelo Nokia. O próximo equipamento a receber o Oreo será certamente o Nokia 6, curiosamente o primeiro dispositivo a chegar ao mercado sob a égide da HMD Global.
A Nokia tem feito das actualizações regulares do Android um dos seus grandes trunfos de mercado. Preocupados com segurança, mas também com a evolução dos seus dispositivos, os consumidores actuais estão cada vez mais interessados na performance de uma marca no suporte aos seus dispositivos e, neste caso, a HMD tem sido exemplar: as actualizações de segurança têm ganho a fama de serem as mais rápidas no mercado. Entretanto, o Nokia 8 já tem a actualização para o Oreo disponível na maioria dos mercados, incluindo Portugal.
No entanto, desde o início que a HMD promete que as actualizações não se ficarão pelos equipamentos de topo. Com o tempo, mesmo o Nokia 3 receberá o Oreo. Para já é a vez do Nokia 5, e os utilizadores interessados podem inscrever-se nos beta labs para começarem a receber as várias builds Oreo até ao rollout definitivo.
Se bem que o programa para o Nokia 8 durou cerca de um mês, é possível que os próximos rounds de testes sejam mais curtos. Por um lado, parte do trabalho já estará feito. Por outro, Nokia 3, Nokia 5 e Nokia 6 partilham a plataforma do Snapdragon 430, e deverão ter grande comunalidade de software, permitindo assumir que todos os dispositivos receberão o Oreo final no início de 2018.
Este factor é tão mais interessante, quanto se percebe que a Nokia lançará quase certamente três novos modelos o mais tardar em Fevereiro próximo, incluindo os sucessores para os Nokia 6 e Nokia 8. Portanto, a marca Finlandesa não está a abandonar os seus dispositivos da geração anterior e, a acreditarmos em palavras passadas dos seus responsáveis, é altamente provável que estes dispositivos venham a conhecer o Android P, qualquer que seja o seu nome.