Segundo um inquérito realizado pela UBS nos Estados Unidos da América, Reino Unido, China, Alemanha e Japão a 6500 pessoas, apenas 20% acredita que o iPhone vale o seu preço.
iPhone vs Samsung vs LG
Os resultados obtidos no inquérito indicam que os consumidores acreditam que marcas como Samsung, LG e Nokia valem mais tendo em conta o seu preço. Até marcas menos conhecidas como Meizu e ZTE obtiveram melhores resultados.
Os analistas que realizaram o inquérito afirmam que este facto é desconcertante. Especialmente devido ao facto de a quantidade de consumidores que acha que o iPhone vale o seu preço tem vindo a diminuir ao longo dos anos.
Isto indica que a competição está cada vez mais próxima do iPhone e tem vindo a diminuir as diferenças que distinguiam o smartphone da Apple.
Dos inquiridos, 48% afirma que a Apple vende produtos de alta qualidade. 33% afirma que os produtos da Apple são únicos.
Na figura abaixo são apresentados os resultados do inquérito a diferentes questões.
Um dos principais factores que permitiu o crescimento da Apple foi o status de luxo da marca, principalmente na China. Até recentemente os consumidores chineses aspiravam poder adquirir um iPhone.
Mas, em 2016, esta percepção diminui bastante. A venda de iPhones nesse ano diminui em 15% na China.
Na realidade muitos afirmam que ainda não decidiram o seu próximo smartphone. Este facto sugere que ainda poderemos presenciar uma reviravolta dependendo do que seja apresentado pelas diferentes marcas.