Muitos de nós ainda se lembram dos Nokia Asha, os melhores feature phone da Nokia. Por então corriam o Symbian numa altura em que o Android ainda estava num longo caminho ascendente, mas venderam como bolinhos quentes. Bom design, boas especificações e excelente preço, eram as suas principais características. Agora podem estar prestes a voltar ao mercado.
A HMD terá, pelo menos, reclamado para si a marca registada Asha. Vou começar por refrear os ânimos: actualmente detentora dos direitos de comercialização da marca Nokia, a HMD será sensata ao tentar registar para si tudo o que conseguir em relação à Nokia. Desse modo protege-se de terceiros que poderiam agarrar a oportunidade para diluir a marca.
Por outro lado, sabemos que a HMD vendeu no terceiro trimestre de 2017 uns muito interessantes 16 milhões de unidades, das quais 13.5 milhões foram de feature phones como o Nokia 3310. Neste caso, será muito apelativo para a Nokia ter no mercado feature phones avançados para os mercados onde estes dispositivos são populares.
Android Go ou KaiOS
É inteiramente possível que a HMD queira subir nas vendas dos feature phones, mas existem possibilidade diferentes.
Por um lado, a HMD pode optar por se diferenciar, com uma gama feita para o Android Go, que se distinga dos equipamentos com o Android padrão.
Caso opte por feature phones, poderá então optar pelo KaiOS, um sistema operativo entre o Symbian e o Android, que possui uma app store e uma boa implementação a nível mundial.
E um teclado QWERTY
Bom, aqui vou entrar numa opinião pessoal. Recentemente vimos o surgimento de um Nokia de modelo desconhecido que poderia ter um teclado físico QWERTY. Até agora nada de concreto surgiu quanto à existência deste equipamento.
No entanto, temos aqui na marca Asha uma boa tradição de teclados QWERTY, e o registo da trademark pode ser mais um indício deste misterioso dispositivo.
Gostariam de ver o renascimento dos Asha?