A Panasonic leva muito a sério o formato MFT e as câmaras centradas no vídeo, tendo lançado agora a que é a sua mais potente câmara híbrida, e certamente uma das mais imponentes do mercado. Tão imponente que é a Lumix DC-GH6 que a Panasonic inclui uma ventoinha interna, a única forma de manter sob controlo as temperaturas elevadas provocadas pela gravação contínua do vídeo 5.7K.
A nova câmara recebe muitas melhorias, a começar por um novo sensor CMOS de 25.2MP que tem como principal característica o seu foco no vídeo com capacidade para resolução 5.7K/30p no formato Apple ProRes 422 HQ, ou vídeo 4K/60p de 10 bits 4:2:2, 4K/120p de 10 bits 4:2:0 e ainda vídeo FHD a 240p. Integra ainda pela primeira vez V-Log/V-Gamut com compensação de 12+ stops, ou 13+, com o modo Dynamic Range Boost.
Do lado da fotografia, o novo sensor permite 14fps com AF-S (8 com AF-C), com um novo Venus Engine a tratar do tratamento de imagem, enquanto um novo sistema de estabilização giroscópico de 5 eixos promete compensação de estabilização até 7.5X ou ainda mais com objetivas estabilizadas.
A câmara tem uma riqueza de dials e controlos acessíveis aos dedos, tanto no topo do corpo com um punho generoso, quanto na face traseira, o que parece permitir uma boa gestão das tarefas enquanto olhamos pelo EVF de 3.68 milhões de pontos OLED, ou pelo painel de 3″ com resolução de 1.84 milhões de pontos com funcionalidade tátil e articulado.
A Lumix GH6 é fabricada com um corpo de magnésio com resistência a pó, salpicos e congelamento, podendo operar em temperaturas de -10ºC. O corpo inclui duas ranhuras para cartões de memória CFexpress e UHS II V90. É ainda assim provável que queiram utilizar esta capacidade de vídeo bem agarrados a equipamentos externos e por isso é incluído um fixador para cabos HDMI de modo a que não se soltem durante a utilização, enquanto a transferência de dados pode ser feita via USB 3.2 Gen 2, Wi-Fi 2.4/5GHz permitindo emparelhamento com um computador para gestão remota.
A Panasonc Lumix GH6 estará disponível a partir de meados de Março.