Motorola. Poucos nomes são tão conotáveis com a revolução mobile quanto a Motorola, a quem ninguém poderá tirar o mérito de ter lançado o primeiro telemóvel, ou celular, como DynaTAC 8000X de 1983. Hoje, dia 11 de Outubro, a Motorola faz exactamente 90 anos.

O DynaTAC é um triunfo tecnológico a todos os níveis, ainda que tivesse fundamentalmente o volume interno de um computador portátil moderno, e se parecesse com um tijolo, legado que transmitiu a muitos telemóveis que lhe sucederam. Essencialmente capaz de fazer e receber chamadas, o DynaTAC demorava 10 horas a carregar para 30 minutos de conversação no máximo. Estávamos longe dos pacotes de 10000 minutos que as operadoras oferecem hoje, minutos que em autonomia de DynaTAC significam mais de 300 carregamentos de bateria, o que significa que demoraríamos diversos meses até esgotarmos o plafond. Praticamente idade da pedra!

moto,

Mas o DynaTAC foi mesmo revolucionário e a corrida que iniciou gerou os iPhone, os Samsung e os Huawei que hoje em dia temos.

A história da Motorola começa, no entanto muito antes, e tem muitos outros triunfos basilares para a sociedade da informação. Em 1930, a Motorola surgiu quando a Gavlin Manufacturing Corporation juntou os termos “motor” e “ola” de Victrola, quando comercializou um dos primeiros auto-rádios e lançou assim o nome Motorola.

Não faltando inovações à Motorola, em 1940 a empresa desenvolveu o primeiro walkie-talkie e uma década depois, em 1956, chegou o primeiro pager.

A corrida ao espaço estava no auge e a Motorola fez parte integrante do sucesso Americano. Em 1969, a humanidade ouviu as primeiras palavras de Neil Armstrong na Lua e viu os seus primeiros passos, graças à Motorola. Como dizia o folheto por então, “o rádio bidireccional no Módulo de Comando gasta menos energia para comunicar com a terra que as lâmpadas do seu frigorífico”. Em 1977, a Motorola continuava no Espaço e enviou-nos as primeiras fotografias de Saturno tiradas pela Voyager 1, e transmitidas por equipamentos Motorola. Hoje, com a sonda a 21.289 biliões de quilómetros da Terra, estes equipamentos da Motorola são dos objectos feitos pela humanidade mais distantes do lar da nossa civilização.

É difícil inovar, e ainda mais é fazê-lo em tantas áreas, ao longo de tantas décadas, mas a Motorola pode gabar-se de ter mudado o mundo tecnológico pelo menos uma vez em cada década. A companhia teve os seus altos e baixos, após a aquisição por parte da Google, processo iniciado em 2011, e um certo renascimento com o novo rumo imprimido pela Lenovo, que tem apostado na marca.

Em 2018, 90 anos após a sua criação, a Motorola regressou a Portugal para oferecer os seus excelentes equipamentos de gama média, mas a marca continua a diversificar as suas áreas de negócio com soluções empresariais de redes. No entanto, são aqueles marcos históricos tão universais, ou as boas memórias de comunicar com amigos e familiares num Motorola e viver a revolução mobile que nos aproximam afectivamente da Motorola.

Parabéns!

 

https://www.youtube.com/watch?v=oYv_1lbm0BY

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui