Depois de muita espera, os aguardados Xiaomi Mi A2 e Mi A2 Lite foram anunciados ontem em Madrid, mas muitos utilizadores atentos terão notado a omissão de Portugal entre os países de lançamento. Embora a TekGenius tenha indicado que os dispositivos chegariam a Portugal para a semana, fontes do autor na cadeia logística Ibérica confirmaram que os stocks já começaram a chegar aos parceiros oficiais da Xiaomi.
Face ao surgimento de informações conflituosas na imprensa da especialidade, quanto à disponibilidade imediata destes equipamentos no mercado nacional, o autor realça que a TekGenius confirma este início de disponibilidade de unidades físicas apenas no referente à lista de parceiros oficiais da Xiaomi, que reproduzimos abaixo. Quanto aos retalhistas não incluídos nesta lista, o autor não tem qualquer elemento que permita validar a existência de stock físico ainda esta semana.
Efectivamente, esta movimentação corresponde a um adiantamento face ao inicialmente previsto e, na prática, quem já fez a sua pré-reserva junto de um dos retalhistas supra, poderá receber o seu dispositivo alguns dias antes do que poderia esperar, mas os prazos deverão ser sempre verificados junto do estabelecimento específico, pois a disponibilização das unidades será gradual.
Os Xiaomi Mi A2 e Mi A2 Lite foram oficializados ontem em Madrid como versões dos Xiaomi Mi 6X e Redmi 6 Pro integrantes do programa Android One, portanto sem a MIUI. Embora a MIUI tenha crescido a olhos vistos em funcionalidade e popularidade junto dos utilizadores, muitos ainda preferem uma instalação Android o mais pura possível, sem apps duplicadas ou skins demasiado elaboradas. Outros procuram as garantias do programa Android One em termos de actualizações atempadas e suporte prolongado.
Em particular, face à primeira geração representada pelo Xiaomi Mi A1, o Xiaomi Mi A2 melhora todos os aspectos da família, com maior modernidade de design e especificações técnicas.