A Noruega é um dos países onde a adopção dos carros eléctricos tem sido bastante favorável. Talvez por isso seja o país que nos consegue surpreender quando olhamos para um parque de estacionamento que tem 102 pontos de carregamento para veículos eléctricos. E não, não é apenas pelo número de pontos de carregamento que é capaz e nos surpreender.

Este parque de estacionamento encontra-se localizado em Oslo, sendo que não só é a maior estação de carregamento de carros eléctricos, como também é aquela que é mais moderna e ambiciosa. Do total de 102 pontos de carregamento, dois deles são de carregamento rápido a 55kW, outros dois são de carregamento rápido a 22kW, enquanto que todos os outros são de carregamento lento a 3.7kW. Apesar disto, os responsáveis pelo parque tem planeada uma actualização para 22kW, estando já os postos preparados para isso.

Mas não é só a capacidade de carga que nos deixa espantados. Na verdade, a capacidade para descarregar as baterias, é o ponto mais interessante. Confuso? Nós explicamos.

A rede de carregamento montada permite que esta trabalhe em dois sentidos, ou seja, é possível não só carregar a bateria como também recuperar um pouco da energia que antes tinha sido fornecida, para voltar a injectar na rede. Isto permite que se tenha o máximo de desempenho dentro da rede.

Outro dos pontos interessantes desta rede de carregamento, é o facto de existir um backup de energia, caso a procura seja demasiado elevada para a oferta existente. São 50kW que são usados em picos de procura, quando existem muitos carros a carregar ao mesmo tempo. Desta forma, é possível por uma bateria a alimentar directamente os postos de carga, reduzindo assim o impacto da rede eléctrica. De notar que este sistema é escalável, sendo possível adicionar mais baterias em caso de necessidade.

Agora resta saber quando é que teremos um sistema de carregamento como estes em Portugal, quando a própria rede pública de carregamento da Mobi.e não funciona de forma correcta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui