O inforgráfico de hoje “Here’s how Google tracks the things that make you YOU.”, feito pela Mylio, pretender exactamente responder à pergunta “Como é que a Google sabe tanto sobre mim?” e como faz o teu perfil digital.
Ás vezes temos a sensação de que estão a ler o nosso pensamento, principalmente, quando pensas em algo e o Facebook ou a Google começam a sugerir publicações ou produtos relacionados com o assunto. Pois, a questão é que o teu comportamento online, os cliques e as pesquisas, indicou que tens interesse nesse assunto.
A verdade é que os sites de media, motores de busca e redes sociais utilizam tracking scripts que observam o que fazes, constantemente, e constroem o teu perfil digital.
A recolha de informação dos utilizadores permite a criação de bases de dados que posteriormente são vendidas à empresas de publicidade que as utilizam para segmentar os anúncios, elevando o mercado da publicidade a todo um outro nível. Actualmente, por cada dólar gasto em publicidade digital, 60% vai para a Google e para o Facebook, que têm mecanismos sofisticados de recolha de informação do número astronómico de utilizadores que têm diariamente.
Através do conteúdo do infográfico percebemos que a Google está em todo o lado. Estar online é quase sinónimo de estar a utilizar um dos diversos serviços ou produtos da Google e por sua vez estar a ceder informação à gigante americana.
O que é o universo Google (Googleverse):
- 61 a 81% do mercado global Android;
- A cota no mercado das pesquisas online é de 78,8%;
- A receita anual de publicidade é de 62,9 mil milhões de euros ($67,4 mil milhões);
- A empresa processa 2 mil milhões de pesquisas por ano;
- 30 a 50 milhões de websites utilizam o Google Analytics para controlar o comportamento dos seus utilizadores;
- Existem cerca de 700 mil aplicações disponíveis na Google Play;
- 82% dos vídeos visualizados online têm origem no Youtube;
- A google tem pelo menos 79 produtos e serviços.
De acordo com os termos e documentação da Google, esta utiliza a nossa informação para definir o nosso perfil com base em três permissas: the things you do, the things you create, e the things that make you unique.
Vê o que a Google tem no teu perfil digital
A Google controla o nosso histórico de actividade, localização, conteúdo audio e dispositivos, e define um perfil de idade, género, localização e outra informação demográfica que segmenta o tipo de publicidade que vês.
Vê o artigo da TekGenius em que se mostra que A Google sabe mais sobre nós do que imaginamos.
Para além de todos os links disponibilizados na publicação sugerida, podes ainda utilizar uma ferramenta especializada da Google, a Google Takeout, onde podes ver e até mesmo fazer o download de “tudo” o que a empresa sabe sobre ti.
Muitos de nós estão cientes de que todo este controlo digital é “normal” e uma consequência de utilizarmos os serviços “gratuitos” disponibilizados pelas empresas, outros estão preocupados com a sua privacidade digital e com todos as consequências que o nosso perfil digital pode ter na nossa vida, quer a nível da cybersecurity quer a nível da nossa liberdade de escolha.