De vez em quando surgem notícias que nos fazem ver como muitas das discussões e avanços em torno da tecnologia são banais face aos grandes avanços e inovações. E uma tal inovação foi agora anunciada na forma da Philips LiFi, a primeira solução comercial de internet de banda larga através da emissão de luz.

A Philips é um dos nomes maiores na iluminação de escritório, a com as Philips LiFi oferece agora uma solução extremamente inovadora de banda larga através de emissão de luz, por oposição às tradicionais ondas rádio utilizadas num router.

Para o conseguir, as luminárias do escritório devem estar ligadas à ethernet e integram um modem que irá modular os pulsos de luz. No computador, um dongle interpreta a chegada da luz e transforma-a em dados que podem ser transmitidos e recebidos a 30Mbps sem qualquer decréscimo na qualidade da iluminação.

A tecnologia apresentada pela Philips não é um gimmick e oferece reais vantagens sobre a tradicional WiFi, já que qualquer escritório necessita de iluminação e neste tipo de espaços é por vezes difícil conseguir uma boa conectividade via WiFi graças aos obstáculos como paredes e mobiliário no geral. Ou poderá simplesmente ser necessário encontrar uma solução de Internet onde não exista interferência com outros equipamentos sensíveis.

Finalmente, a LiFi apresenta inúmeras vantagens em termos de segurança, já que se bem que as ondas rádio possam passar por paredes sólidas e ser captadas por agentes não autorizados, a luz fica – obviamente – presa dentro de paredes, impossibilitando qualquer detecção e intercepção, com o resto da ligação a fazer-se via ethernet e, portanto, imune a qualquer interferência que não física. Para conseguir captar qualquer dado luminoso, um atacante terá que ter uma linha de visão para a fonte luminosa, o que implicará uma localização difícil de obter: para qualquer outro, a ligação parecerá simplesmente silenciosa.

Integrando a tecnologia LiFi, a Philips está a comercializar neste momento as soluções Philips PowerBalance gen2 e Philips LuxSpace.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here