Pelo segundo Natal consecutivo, a noite de consoada é ameaçada pela escalada da variante Ómicron da COVID-19, com o Governo da República a recomendar ajuntamentos com menos de 6 pessoas, utilização de máscara sempre que não estivermos a comer, e ainda uma correta ventilação do local da reunião. Nos últimos dias, a nossa vivência pré-natalícia tem sido complicada entre avanços e recuos e a convicção de que nada é mais importante que nos salvaguardarmos uns aos outros porque somos praticamente todos potenciais pacientes de risco.
Mas todas estas salvaguardas parecem pouco, até porque o frio corta e manter as janelas abertas não é uma opção, ainda mais com tempo chuvoso. É aqui que entram os purificadores de ar com filtro HEPA e que já estão decididos como o elemento adicional para a nossa segurança natalícia cá por casa.
Estamos a falar de filtros cuja eficácia ronda os 99.95% na captação de partículas abaixo de 0,1 micrómetros, o que representa uma grande capacidade para capturar agentes alergénicos e inclusivamente vírus como os da gripe. Embora as marcas não comercializem estes equipamentos com o chavão do combate à COVID, e corretamente, porque não devem sobrepor-se às recomendações oficiais, cada vez mais os governos e autoridades de saúde reconhecem a sua capacidade protetiva, destacando a utilidade dos filtros HEPA na prevenção do contágio por COVID-19.
Nas suas mais recentes diretrizes de ventilação de espaços em pandemia COVID, o governo Espanhol recomenda equipamentos portáteis de filtração de ar com HEPA, sempre que a eficiente ventilação do local não seja possível por outros modos. É uma recomendação idêntica à da DGS que nas suas normas indica:
As normas clarificam ainda quais os purificadores considerados mais completos:
Por entre o receio de um ajuntamento familiar, a decisão estava tomada: purificadores de ar será então, para podermos reunir-nos com mais segurança.
Como se transmite o COVID-19?
O vírus da COVID-19 é um vírus que se transmite através de aerossóis, como vapor da respiração ou espirros, sendo por isso fundamental que sejam mantidas distâncias interpessoais alargadas e uma ventilação eficiente dos locais de concentração. Esta ventilação que permite extrair ar do local significa a redução da concentração de partículas de COVID-19 no ar, minimizando a probabilidade da sua inalação e, portanto, do seu contágio.
Porque é que os filtros HEPA têm especial utilidade no combate à COVID-19?
A sigla High Efficiency Particulate Arrestance significa que estes filtros são extremamente efetivos na captura de partículas aerossóis, podendo exceder eficácias de 99.95%. Se se encontrarem instalados em equipamentos ventiladores com grande caudal de ar, significam que a esmagadora maioria de partículas virais captadas no ar serão retidas nestes filtros, baixando drasticamente a possibilidade de que a carga de COVID-19 no ar seja suficiente para um contágio eficiente.
Daí que as autoridades de saúde recomendem estes equipamentos em alternativa a sistemas de ventilação mais poderosos ou perante a possibilidade de não ser possível manter os espaços abertos. É, obviamente, um problema no Natal do hemisfério Norte, com o frio e a chuva a apertarem e todos a pensarmos no aconchego de uma casa familiar quente.
De facto – e salvaguardadas as diferenças com os equipamentos domésticos – cada vez mais unidades hospitalares em todo o mundo recorrem a purificadores de ar para reduzir a prevalência de partículas COVID no ar, ajudando a manter a segurança das instalações.
Porque recomendo purificadores da Dyson?
Existem muitos ventiladores no mercado com filtros HEPA, mas a Dyson tem algumas soluções que se destacam verdadeiramente pela elevada eficiência dos seus sistemas de filtro com certificação HEPA, que excedem mesmo as especificações e podem reter os vírus COVID-19 que têm aproximadamente 0,125 micrómetros de dimensão. Segundo alguns estudos, as partículas poderão mesmo ser captadas mesmo que estejam no chão.
A minha experiência com estes equipamentos é muito positiva: são eficientes, fáceis de manter e controlar, e têm ainda uma grande tiragem de ar que permite criar uma apreciável circulação de ar. Ao mesmo tempo são compactos e decorativos, não ocupando particularmente espaço na nossa sala. E são, claro, enormemente práticos, com controlo via app mesmo quando estamos fora de casa e um funcionamento automático muito adequado e responsivo.
Custam um valor condizente, é certo, mas dificilmente poderemos encontrar melhor no mercado.
O primeiro que recomendaria seria o Dyson Purifier Cool Formaldehyde, porque possui um avançado sistema de filtração de partículas e odores que conjuga um filtro HEPA+ e um filtro de carvão, mas também um filtro catalítico que capta e decompõe o nocivo formaldeído. Todo o dispositivo tem selagem com padrão HEPA, o que significa que não só o filtro, mas todo o corpo impede a saída de elementos nocivos capturados.
O Dyson Purifier Cool Formaldehyde tem algumas vantagens para a época natalícia, como a possibilidade de invertermos o fluxo de ar para que não saia pela frente, mas pelas laterais, de forma que purifica o ar sem direcionar o fluxo para ninguém nesta altura fria do ano, tornando-se assim menos incómodo para todos. Pode, além do mais, rodar 350º para garantir que circula apropriadamente o ar numa habitação.
O Dyson Purifier Cool Formaldehyde está disponível na loja da marca com um desconto muito importante de €99.
Uma forma de combater a proliferação de agentes nocivos é também uma humidificação correta do ar, por isso podem passar para a nossa segunda recomendação, na forma do Purificador Dyson Pure Humidify+Cool, talvez o meu favorito da família, porque combina a mesma eficiência do filtro HEPA capaz de filtrar mais de 99.95% das partículas com menos de 0,1 micrómetros, com um útil sistema de humidificação automático do ar com a própria água a ser desinfetada por raios ultravioleta capazes de matar vírus e bactérias.
Está também disponível com um desconto de €99.
Finalmente, tenho de mencionar o Dyson Pure Hot+Cool Link. A razão pela qual este equipamento fica para último é tão simplesmente por apresentar uma vantagem sobre os anteriores, mas uma necessidade que podem já ter coberta por outros equipamentos, nomeadamente a produção de calor.
Os Dyson Pure Hot+Cool, dos quais existem efetivamente três modelos, incluindo um que também decompõe o formaldeído, têm a funcionalidade acrescida de se tratarem de termoventiladores, refrescando a casa no Verão e aquecendo no Inverno. Como podem alterar o fluxo de ar para sair pelas laterais, não teremos de levar necessariamente com o ar em movimento na face, o que é francamente mais confortável.
Mas, a par com a capacidade de aquecimento, o Dyson Pure Hot+Cool Link e os restantes termoventiladores mantêm a elevada eficiência dos seus filtros HEPA.
Um purificador poderá ser suficiente para a sala inteira, por isso escolham o que vos for mais conveniente. O importante é que se protejam e por mais confiança que tenha nestes purificadores, eles não devem sobrepor-se às recomendações da DGS para combate à COVID-19, por isso não deixem as vossas famílias desprotegidas.