O James Dyson Award anunciou hoje os três vencedores deste prémio instituído por Sir James Dyson, e que em 2023 laureou um vencedor mundial, um vencedor humanitário e um vencedor na sustentabilidade. São três prémios que distinguem assim uma postura focada na resolução de problemas, para o melhoramento da humanidade.

Começando pelo Vencedor Humanitário, temos Piotr Tłuszcz, que inventou The Life Chariot, inspirado pelas dificuldades na evacuação de feridos que viu com o desenrolar do conflito da Ucrânia. Uma ambulância diferente das outras, a The Life Chariot pode ser atrelada a qualquer veículo com gancho, para evacuação médica todo-o-terreno.

Esta ambulância atrelada é compacta, leve e tem lugar para um ferido numa maca e dois acompanhantes, oferecendo uma suspensão adaptada ao transporte de doentes em terrenos difíceis. As duas primeiras versões foram entregues à Unidade Médica Militar Ucraniana e à Unidade Médica Voluntária Polaca da Fundação Damian Duda “W Międzyczasie”, tendo sido testadas em terrenos como trilhos de montanha, florestas, grutas e minas, mas o caminho não acaba aqui, com Piotr a pensar desenvolver a sua invenção para salvamentos em montanhas.

Passando ao Vencedor Sustentabilidade, temos o E-COATING, criado por Hoi Fung Ronaldo Chan e Can Jovial Xiao, e que permite revestir telhados de casas, além das suas paredes, refletindo os raios solares e por isso diminuindo a absorção de calor. Nas zonas mais quentes do mundo, a solução permite baixar a necessidade de ventilação artificial e, consequentemente, da emissão de gases para a atmosfera. E não a solução é sustentável na sua aplicabilidade, como o é também na sua génese, já que recorre a resíduos de vidros como os obtidos das 470,000 garrafas de vidro que todos os dias vão parar a aterros sanitários.

Finalmente, no vencedor mundial, temos The Golden Capsule, criado por Yujin Chae, Daeyeon Kim, Yeonghwan Shin e Yuan Bai, e mais uma vez falamos de uma invenção com o objetivo de salvar vidas nas condições mais árduas.

Os inventores assistiram às catástrofes causadas pelos terramotos na Turquia e Síria em 2023 e observaram a dificuldade dos médicos e pessoal de salvamento para transportar e administrar soluções injetáveis, como soro, medicação e plasma, não só pela sua alimentação a gravidade, como pela necessidade de disponibilidade de eletricidade para as soluções tecnicamente mais avançadas.

Pelo contrário, a The Golden Capsule não requer nem energia, nem funciona por gravidade. Antes recorre a diferenças de pressão e forças elásticas para administrar o seu conteúdo. O controlo da velocidade de administração pode assim ser feito em zonas sem qualquer rede energética funcional e afirma-se como “mãos livres”, já que dispensa o seu conteúdo sem necessidade de monitorização pelo pessoal médico.

“Vimos as dificuldades que os médicos e os socorristas enfrentavam em locais de catástrofes naturais quando transportavam doentes com IVs, e o feedback da nossa solução tem sido positivo até agora. Em última análise, esperamos estabelecer esta solução como a nova norma para os packs de IV, não só em situações de emergência, mas também em hospitais.”

Cada um destes galardoados receberá um prémio de €34.000 para continuarem a desenvolver as suas invenções e, sobre o seu espírito industrioso, Sir James Dyson foi perentório: “Em vez de se lamentarem sobre os problemas que enfrentamos, estes jovens inventores estão a começar a resolvê-los com tecnologia e design. É a sua paixão e determinação em melhorar o mundo que os torna tão impressionantes, e espero que o prémio seja um trampolim para o sucesso.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui