Portugal continua a ser um mercado fértil para os smartphones e telemóveis, inclusivamente com algumas marcas nacionais a lutarem pela diferenciação neste mercado altamente concorrencial. Uma delas, a IKI Mobile, inaugura amanhã em Coruche, uma unidade de fabrico próprio que será a primeira fábrica de smartphones na Península Ibérica, e que permitirá à IKI Mobile procurar novas opções de crescimento e de negócio.

Actualmente existem diversas marcas Europeias de smartphones, com a característica comum de fabricarem os seus dispositivos na China e outros países da Ásia. A aposta da IKI vai, assim em contracorrente com a norma, e as informações de que dispomos apontam para uma unidade especificamente de fabrico, não de montagem, já que a unidade de Coruche terá uma capacidade de produção de 100.000 equipamentos por dia, e 12.000 moldes de plástico, também por dia.

Com esta capacidade, a IKI Mobile poderá fabricar dispositivos próprios e em regime ODM-OEM para terceiros, incluindo marca branca para as operadoras, não apenas em Portugal, mas igualmente no espaço Europeu. Embora este investimento de 1,6 milhões de Euros tenha que competir com a concorrência agressiva da Ásia, a sua presença em solo nacional dá à própria empresa e parceiros uma via de comunicação e logística mais curta, mais disponível e mais maleável.

A IKI Mobile é uma das mais jovens marcas Portuguesas no segmento dos smartphones, e o seu recente KF5 Bless Cork Edition caracteriza-se como o primeiro smartphone no mundo a utilizar um revestimento externo em cortiça. A maior parte da produção da IKI Mobile vai para Timor-Leste e Angola, com 95% do seu volume de vendas a chegar via exportações, mas a marca possui já acordos com BOX, El Corte Inglés e Worten.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui